ATP

A oração

Mas você, quando orar, vá para o seu quarto, feche a porta e ore ao seu Pai, que não pode ser visto. E o seu Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa.— Nas suas …

A oração Leia mais »

Coluna do Quartarollo

O jacaré piracicabano

Camilo Irineu Quartarollo Se em Campinas o boi falou, aqui o Jacaré escreveu na pedra! Quer ler? Em 1500, como se pisasse na lua pela primeira vez Portugal se apossa de nossas terras. Na Europa havia esboços de mapas, litígios …

O jacaré piracicabano Leia mais »

unnamed-7

Rua do Porto, ainda: cuidar ou…

Cecílio Elias Netto Dou-me o direito – que, também, é dever – de apoiar-me em algo que, ao mesmo tempo, me é privilégio e responsabilidade. Hei que insistir: chego a meus 68 anos de jornalismo em nossa terra e com …

Rua do Porto, ainda: cuidar ou… Leia mais »

PREVISIBILIDADE Na festa do Dia do Exército, o comandante general Tomás Paiva pediu ao presidente Lula uma previsão orçamentária para as Forças Armadas. É sabido que esquerda não morre de amores por militares, mas Lula faz o possível para manter …

Leia mais »

ARREMATAÇÃO POR PREÇO VIL Tem a Justiça cancelado leilão de imóveis, arrematados por baixos valores, considerados preços vil – muito abaixo do valor fixado pelo juiz, menos da metade do preço de mercado. O Código de Processo Civil (CPC) impede …

Leia mais »

Coluna Crônica de Quinta

Manifesto ao minimalismo amoroso

 A partir de agora, fica decretado o fim das grandes esperas. Desde já, ficam proibidas as imensas expectativas, os intermináveis projetos que jamais são concluídos, as eternas buscas – desenfreadas – por felicidade. Abaixo os grandes empreendimentos neoliberais do sentimento! …

Manifesto ao minimalismo amoroso Leia mais »

Na fundação do Império, três figuras de excepcional grandeza

Armando Alexandre dos Santos A Constituição de 1824 não pode ser entendida por quem abstraia do contexto em que ela foi elaborada, – um contexto profundamente marcado pela Revolução Francesa. Tão importante foi essa Revolução que uma expressiva corrente de …

Na fundação do Império, três figuras de excepcional grandeza Leia mais »

PEGA NA MENTIRA!

“Todo ser humano trapaceia, mente e engana, e, diga-se de passagem, faz isso de forma corriqueira, resoluta, refinada e calculista.” (Ulrich Kraft – médico e jornalista científico) Em 1997, após observar 20 pessoas, o psicólogo Gerald Jellison registrou uma mentira …

PEGA NA MENTIRA! Leia mais »

BLOG passe de letra

    Luiz Tarantini NHÔ QUIM NEWS – “Óia que tá ficando brabinho mesmo”. – Tô sentindo cheirinho de batata assando. – Lá no sitio “nóis fala”: “Se estrupiô todo”. – O XVZÃO foi até Monte Azul e voltou com …

Leia mais »

Bíblia Já

Bíblia Já

Coluna Conjuntura Política

Educação

Francys Almeida O senso comum chama de pessoa sem educação, aquela que não tem senso, e que atua na sociedade de forma desrespeitosa, inclusive com autoridades e pessoas de mais idade. Em rápida pesquisa, sobre a etimologia da palavra educação: …

Educação Leia mais »

Coluna Arte Perene

Sobre o Hinduísmo e a Alquimia do Espírito

Gabriel Chaim   O texto desta semana tratará de introduzir rapidamente o leitor ao Hinduísmo e apresentará, de maneira econômica, uma de suas perspectivas rituais em relação à Arte Sacra. Gostaria, como sempre, de salientar a falta de interesse em …

Sobre o Hinduísmo e a Alquimia do Espírito Leia mais »

Em nós está a força viva da fraternidade Cósmica

Em mais um trabalho Socorrista, nossos amigos espirituais da Colônia Manto da Luz, chegam ao Instituto Xamânico Recanto Penas de Guarapiró. Sentia toda velocidade relativa do pensar-sentir-agir. Com eles, antepassados do alto do rio Envira, o povo Shanenawa revelavam a …

Em nós está a força viva da fraternidade Cósmica Leia mais »

Coluna Cidadania Política em Movimento

Greve dos Servidores Públicos da Educação Federal: Em Defesa da Educação Pública, Gratuita e Socialmente Referenciada

  Prof. Adelino Francisco de Oliveira Professor no Instituto Federal de São Paulo, campus Piracicaba Doutor em Filosofia e Mestre em Ciências da Religião [email protected]   Às vezes é preciso um choque, um alerta, como se diz, para não se …

Greve dos Servidores Públicos da Educação Federal: Em Defesa da Educação Pública, Gratuita e Socialmente Referenciada Leia mais »

 TROCO VIROU R$ 30 MILHÕES Marlyn Anderson, de 70 anos, transformou um troco de 4,90 libras (R$30,8, na cotação atual), em uma fortuna; ela viu o dinheiro “parado” na conta e resolveu jogar. Gastando apenas o troco de uma outra …

Leia mais »

SELAM

O presidente da Câmara Municipal de Piracicaba, vereador Gilmar Rotta (Cidadania), se reuniu na tarde de quinta-feira (23) com o secretário municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, Hermes Ferreira Balbino, no Parque do Engenho Central. Com o avanço da …

SELAM Leia mais »

RONTANI

  Lá pelo final da década de 1950, a revista Mirante trazia esse quadrinho de Edson Rontani passado na praça José Bonifácio. (Edson Rontani Júnior – Piracicaba Antiga no Facebook e no Youtube – Facebook e Instagram : edsonrontanijr)   …

RONTANI Leia mais »

A jornada da heroína

“Um dia ele chegou tão diferente Do seu jeito de sempre chegar Olhou-a de um jeito muito mais quente Do que sempre costumava olhar E não maldisse a vida tanto Quanto era seu jeito de sempre falar E nem deixou-a …

A jornada da heroína Leia mais »

Toda solidariedade à Míriam Leitão

Rodolfo Capler   “Ainda com pena da cobra!” Este foi o comentário do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), em seu perfil no Twitter no último domingo, 03. Em tom de deboche, o deputado fazia referência a uma das sessões de …

Toda solidariedade à Míriam Leitão Leia mais »

Rolar para cima