
A história e a poesia de Gustavo Teixeira ganham uma nova forma de chegar ao público. No dia 26 de setembro, às 15h, no Museu Gustavo Teixeira, será lançado o livro Gustavo Teixeira, o Poeta das Rosas!, de Edilene Cristiani Leonardi. O lançamento integra a programação da 73ª Semana Cultural Gustavo Teixeira e será acompanhado por uma exposição com imagens presentes na obra e outras ilustrações inéditas.
Por meio de um projeto cultural contemplado pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), realizado com apoio do município de São Pedro, o livro tem como principal proposta aproximar crianças e jovens da vida e da obra de um dos mais importantes nomes da história cultural de São Pedro.
Mais do que uma biografia, Gustavo Teixeira, o Poeta das Rosas! foi concebido como uma experiência visual e literária. “A obra apresenta Gustavo Teixeira por meio de uma narrativa ilustrada, leve, colorida e acessível, percorrendo diferentes momentos de sua vida e relacionando sua trajetória à história e às paisagens de São Pedro”, contou Edilene.
Para construir a obra, Edilene realizou uma ampla pesquisa histórica sobre Gustavo Teixeira e o período em que viveu. “Consultei livros, fotografias, documentos, jornais, recortes antigos, publicações históricas, registros das Semanas Culturais, materiais do meu arquivo pessoal e do acervo do Museu Gustavo Teixeira”.
A partir desse levantamento, a autora criou personagens, cenas e cenários que compõem as páginas do livro. Para transformar as pesquisas e ideias em possibilidades visuais, também foram utilizadas ferramentas de Inteligência Artificial generativa do ChatGPT/OpenAI.
O processo, no entanto, teve a pesquisa e a curadoria da autora como elementos centrais. Edilene definiu as referências, descreveu as cenas, analisou os resultados, solicitou alterações, corrigiu detalhes e selecionou as imagens que melhor correspondiam à história que pretendia contar.
A utilização da tecnologia também ganha um caráter educativo dentro do projeto. “O livro apresenta a Inteligência Artificial como uma ferramenta que pode ser utilizada de maneira responsável, abrindo espaço para discutir com crianças e jovens temas como pesquisa em fontes confiáveis, verificação de informações, direitos autorais e identificação das fontes utilizadas”, explicou Edilene.
AUTORA – A escolha de Gustavo Teixeira como personagem da obra tem relação direta com a trajetória da própria autora. Moradora de São Pedro desde 1976, Edilene teve contato com a poesia do escritor ainda na infância e participa das Semanas Culturais Gustavo Teixeira desde criança.
Há aproximadamente 20 anos, também integra o Júri de Poesias do tradicional evento cultural dedicado ao poeta. A ligação com a literatura começou cedo. Edilene publicou o livro Luz, em 1987, e participou da coletânea Miríade, em 1988. Formada em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-Campinas, é também tecnóloga em Gestão Pública e especialista em Design Instrucional. Sua trajetória reúne experiências nas áreas de arquitetura, urbanismo, paisagismo, arborização urbana, patrimônio, história, literatura, educação e preservação da memória de São Pedro.
É justamente a união dessas diferentes experiências que aparece em Gustavo Teixeira, o Poeta das Rosas!. A autora transforma pesquisa histórica, literatura, arte e tecnologia em uma obra destinada não apenas às crianças e aos jovens, mas também aos adultos que já conhecem e preservam a memória do poeta.
De acordo como Edilene, a proposta é apresentar Gustavo Teixeira de uma maneira diferente daquela tradicionalmente associada à sua imagem. O livro busca preservar sua história sem deixar de reinventar a forma de contá-la para um novo público. A própria orelha da obra resume essa intenção ao apresentar o livro como um “pequeno & grande livro”, criado para que novas gerações possam conhecer o poeta de maneira “mais leve, divertida, colorida, sensível e cheia de imaginação”.
A viagem proposta por Edilene não termina nas páginas impressas. O projeto também prevê conteúdos complementares no blog do projeto e em uma playlist no YouTube, com vídeos produzidos a partir das ilustrações do livro, ampliando a experiência e levando a história de Gustavo Teixeira para diferentes plataformas. Dessa forma, o projeto transforma a poesia em uma porta de entrada para conhecer a própria cidade. Árvores, flores, ruas, paisagens, lembranças e lugares de São Pedro passam a dialogar com os versos e com a trajetória do poeta.
Serviço
Lançamento: Gustavo Teixeira, o Poeta das Rosas! – Volume 1
Autora: Edilene Cristiani Leonardi
Data: 26 de setembro de 2026
Horário: 15h
Local: Museu Gustavo Teixeira
Contato da autora: (19) 99783-8501, Instagram @edileneleonardi
