Literatura – Autor encerra o mês com 3 livros lançados

Ademir Barbosa, o Pai Dermes vem publicando obras desde 1988. CRÉDITO: Divulgação

Ensaio, tese de Doutorado e reedição evidenciam a pluralidade do escritor piracicabano Ademir Barbosa Júnior, o Pai Dermes

 

Nos primeiros meses de 2026 o escritor piracicabano Ademir Barbosa Júnior (Dermes) publicou três livros. Umbanda: erotismo e sexualidade (Mauad X) traz ensaios sobre os temas elencados no título. “Foi Exu que me Deu”: Exu Coach e a Teologia da Prosperidade na Umbanda (Aruanda) é sua tese de Doutorado em Comunicação, aprovada com nota 10 no PPGCOM-UNIP e que recebeu moção de aplausos do Fórum Nacional das Religiões Afro (FOESP). O livro essencial de Umbanda – edição revista e ampliada (Universo do Livros), publicado originalmente em 2014, tem ocupado ao longo dos anos a primeira posição na Amazon em diversas categorias como o mais vendido. Os lançamentos concomitantes têm gerado encontros, bate-papos e lives em que os conteúdos dos livros também se cruzam, conforme explica o autor.

Sua produção prolífica abarca desde 1988 a publicação de 57 livros sobre a espiritualidade das religiões de terreiro; 18 sobre terapias holísticas, oraculares e ficção; vários prefácios, capítulos de livros e participação em antologias, bem como títulos contratados e entregues, mas não publicados e outros publicados, porém recolhidos a seu pedido. O autor assina, ainda, dezenas de revistas temáticas constantemente reimpressas e negocia contratos para cerca de 30 livros inéditos.

Ainda adolescente, na Piracicaba dos anos 80, Dermes publicava poemas em jornais, tinha seus textos lidos e participava pessoalmente de edições de programas de rádio de Jota Duarte e revisava textos, além de aulas particulares para a escritora Virgínia Pratta Gregolin, bem como se correspondia com Marisa Bueloni, dentre outros. Piracicaba tem inspirado cenários de diversas de suas narrativas, como de Peregrinas de Aparecida – pelas águas de Oxum (Aruanda) e Quem matou João Paulo (Apeku), que será republicado em nova versão e por outra editora.

Pesquisador incansável, Dermes foi um dos 80 selecionados de um universo de 120 mil inscritos para o Programa Santander Top España 2025, com uma bolsa na Universidad de Salamanca. “Já havia feito outras viagens internacionais, mas esta foi a primeira por mérito acadêmico e me proporcionou pesquisas de campo pela Espanha, França, Itália e Vaticano”, explica o autor, que já escreveu diversos contos baseados nessa experiência.

 

Membro da União Brasileira de Escritores (UBE), É Doutor em Comunicação pela Unip (Bolsa Prosup/Capes) e Mestre em Literatura Brasileira pela USP, onde se graduou em Letras. Pós-graduado em Ciências da Religião pelo Instituto Prominas, é professor e  Doutor honoris Causa pelo Movimento Cultural Negro Ginga – IEG, de Limeira – SP  e pela Febacla – RJ. Eleito para a cadeira 62 da Academia Independente de Letras, da qual se tornou patrono (divisa “Axé”). Recebeu diversos prêmios e comendas por sua intensa atividade cultural.

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima