
A deputada estadual Professora Bebel (PT), durante a audiência na Câmara Municipal de Serra Negra, que reuniu autoridades e a sociedade civil, com objetivo de ampliar o movimento contra instalação de novos pedágios no Circuito das Águas. Exemplo de Piracicaba valeu.
FELIPE BICUDO — I
Este velho e cansado Capiau foi surpreendido na madrugada de quinta para sexta-feira com a triste notícia do falecimento precoce de Felipe Bicudo, aos 37 anos. Bicudo foi chefe de gabinete da ex-vereadora Madalena e também atuou no Departamento de Cerimonial da Câmara de Vereadores de Piracicaba, onde deixou sua marca pelo profissionalismo e dedicação.
FELIPE BICUDO — II
A notícia abalou amigos, colegas e autoridades. O ex-prefeito Barjas Negri lamentou a perda em suas redes sociais, destacando a contribuição de Bicudo à vida pública. Kátia Mesquita, ex-diretora administrativa da Casa de Leis, também manifestou profundo pesar nas redes sociais, prestando homenagem à memória de Felipe.
SARNEY — I
Em entrevista à revista Veja, o ex-presidente da República José Sarney (MDB) disse que golpe nunca mais. O maior legado da passagem de José Sarney pela Presidência da República, entre 1985 e 1990, foi ter conduzido o Brasil na delicada transição do regime militar para a democracia — um dos momentos mais críticos da história nacional.
SARNEY — II
Alçado ao cargo máximo após a morte de Tancredo Neves, eleito pelo Colégio Eleitoral, Sarney assumiu a presidência em meio à desconfiança e resistência de setores das Forças Armadas, que relutavam em entregar o poder aos civis.
SARNEY— II
Hoje, aos 95 anos, vive no Maranhão, seu estado natal, mas segue atento aos bastidores de Brasília, onde mantém influência e acompanha de perto os rumos da política nacional. Sobre os atos de 8 de janeiro de 2023, Sarney não os classifica como uma tentativa de golpe. Embora reconheça que a democracia exige vigilância constante, acredita que não há risco iminente de novos episódios semelhantes. Escreve a Coluna do Sarney, todas as semanas, em A Tribuna Piracicabana e em A Tribuna de São Pedro, pelo que agradecemos.
ERICK GOMES — I
O presidente do Simespi e possível candidato a uma cadeira na Câmara dos Deputados, Erick Gomes (PSD), defende que chegou a hora de Piracicaba avançar com planejamento, responsabilidade e uma visão de futuro — sem espaço para radicalismos.
ERICK GOMES — II
Em artigo recente — contestado nesta edição pelo ex-prefeito José Machado, em carta aberta —, Erick destaca que o projeto Boulevard Boyes simboliza a união entre a preservação do patrimônio histórico e o desenvolvimento sustentável. “A aprovação final do projeto trará conquistas significativas para toda Piracicaba. Será um verdadeiro jogo de ganha-ganha: a antiga Fábrica Boyes será revitalizada, milhares de empregos serão gerados e o turismo se tornará o grande foco do novo Complexo Beira Rio”, afirma.
ANIVERSARIANTE
O secretário de Ação Cultural de Piracicaba, Carlos Beltrame, comemorou seu aniversário ontem (16) e, como não poderia deixar de ser, foi homenageado com carinho pelos profissionais da secretaria. Sempre animado e com um sorriso no rosto, Beltrame também marca presença na 40ª edição da Festa das Nações, que segue até domingo (18), no Engenho Central — sede da Secretaria da Ação Cultural. Parabéns, Beltrame! Que não faltem saúde, alegria e boas realizações!
VOLUNTÁRIOS
E os parabéns deste idoso e cansado Capiau aos voluntários que, de forma gratuita e desinteressada, pensando sempre nos mais necessitados, contribuem com as entidades que fazem o sucesso da 40ª Festa das Nações, tendo a ex-primeira-dama Rosa Maria Bologna Maluf como exemplo histórico de dedicação e amor ao próximo.
BATE-PAPO
Mesmo com a agenda sempre cheia, Marcos Pavinc e Zé Oliveira Auditec, dando uma parada para momentos de descontração, em bate-papo com o apresentador Luiz Tarantini, no seu “Passe de Letra”. Que muitos bons passos sejam dados pelo time do nosso Nhô Quim.