Saúde faz ação casa a casa em áreas rurais para vacina contra a febre amarela

Durante todo o período do Carnaval, de 1 a 4 de março, também haverá vacina disponível na Unidade Mista e Integrada de Saúde (Umis), das 8h às 18h – foto: Divulgação

Para reforçar a imunização contra a febre amarela, equipes da Secretaria de Saúde de São Pedro estão percorrendo áreas rurais atendidas pelas UBSs Primavera e Santo Antonio, no alto da serra, para vacinar os moradores casa a casa.

A medida acontece após a confirmação do primeiro caso da doença em São Pedro. Segundo o secretário de Saúde e Desenvolvimento Social, Marcelo Carvalho, a situação é de alerta máximo, com todas as medidas sendo tomadas para garantir a vacinação, medida mais eficaz para evitar a doença.

Nas visitas, os moradores também são orientados para, caso encontrem macacos mortos, não toquem no animal nem os enterrem. Outra recomendação é evitar que crianças, outros animais ou curiosos se aproximem.

Além da ação casa a casa – bem recebida pelos moradores – a vacinação está disponível em todas as UBSs do município, com exceção das unidades dos bairros Primavera e Santo Antonio, de segunda a sexta-feira das 8h às 15h.

No período do Carnaval, de 1 a 4 de março, também haverá vacina disponível na Umis, no período das 8h às 18h. Nestes dias, a unidade vai funcionar exclusivamente para atender pessoas com sintomas de dengue e fazer a vacinação contra a febre amarela.

CARACTERÍSTICAS DA DOENÇA –  A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos infectados.  Possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano.

Os sintomas iniciais da febre amarela são febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza.

Em casos graves, a pessoa infectada por febre amarela pode desenvolver sintomas como febre alta; icterícia (condição que deixa a pele e olhos amarelos), hemorragia, choque e insuficiência de múltiplos órgãos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima