
A compositora e jornalista são-pedrense, Bete Bissoli, receberá o Prêmio Inezita Barroso. Ela e mais 19 representantes da música sertaneja do Estado serão homenageados no dia 14 de março, às 10h, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). Com indicação do vereador José Roberto de Moura (Dudu), seu nome foi aprovado pela Comissão de Educação e Cultura da Assembleia, atualmente presidida pela deputada estadual Professora Bebel.
O prêmio, que está em sua 8ª edição, é um projeto de autoria do ex-deputado Marcos Martins. O objetivo principal é de valorizar a cultura caipira de raiz e qualquer forma de arte genuinamente popular que a complemente, no Estado de São Paulo.
Os indicados receberão uma estatueta confeccionada em metal na cor ouro velho, com base retangular, sobre a qual se ergue um busto esculpido, representando a Patronesse, Srª. Inezita Barroso, junto com um diploma, que será concedido pelo Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, André do Prado.
HOMENAGEADA – Bete Bissoli é autora de 160 músicas, em vários estilos musicais. A compositora mantém um repertório de músicas de raiz e regionais, que divulga ao máximo e do qual se orgulha muito. Atualmente, suas duas músicas mais executadas em emissoras de TV e rádio são Afinados com a Viola, parceria com Edna Bissoli, e Môio di Repôio, só sua, ambas na voz do duo Moacyr e Sandra.
Encontro com Célia e Celma, da TV Rural, e Adylson Godoy – Vida e Arte, da Rede Vida, foram os programas que deram oportunidade de a compositora ser entrevistada e mostrar várias de suas músicas.
O Viola Minha Viola, da TV Cultura, capitaneado por Inezita Barroso, cantora, apresentadora, pesquisadora, folclorista, enfim, um ícone de múltiplos talentos da música caipira e de raiz, sempre deu destaque às músicas de Bete, cantadas por Moacyr e Sandra. Hoje, reprises dos melhores momentos do programa são apresentadas, e músicas de Bete, com Moacyr e Sandra, continuam presentes.
A dupla participa, frequentemente, de programas de rádio e TV, sempre destacando o nome de Bete Bissoli, e do decorrer de 1990 pra cá tem levado músicas da compositora através de programas de rádio e de TV, como EPTV-Globo, TV Canção Nova, TV Aparecida, TV Rural, Rede Vida, TV Terra, TV Evangelizar e outras.
Sou Violeiro e Cantador e Alma Pantaneira já fizeram parte do Festival Viola de Todos os Cantos, da EPTV, sendo que Alma Pantaneira (esta, em parceria com Carlinhos Veronezi), venceu na categoria música regional, na eliminatória de Araraquara, e faz parte do CD do festival. Môio di Repôio e Trenzinho Lento foram finalistas em festivais de Americana e Jundiaí. Esta última ganhou prêmio de segundo lugar em festival de Rio Claro, SP.
Sua primeira música gravada foi Caipiracicabano, com letra sua, em melodia de Noedi Veronezi, na voz da consagrada dupla de música de raiz, Lorito e Loreto.
O CD Com Jeitinho Caipira, de Moacyr e Sandra, traz três músicas de Bete e quatro dela com parceiros. Môio di Repôio, que faz parte do CD, já foi tema de abertura de programas sertanejos em rádio, serviu de estudo para aula de linguística em faculdade e, durante anos, foi tema musical do quadro de receitas caipiras da Dona Tatá, no programa Terra da Padroeira, na TV Aparecida.
O CD Afinados com a Viola, do mesmo duo, traz duas músicas de Bete e duas em parceria. Os Passos da Estrela-Guia, de Bete/Edna Bissoli/Ruth Tavares Bissoli, está no CD Perto do Coração, o mais recente de Moacyr e Sandra.
Dois CDs do violeiro Mazinho Quevedo, A Viola e Eu e Alma Caipira, trazem as músicas Só Deus Sabe de Mim, dela e de Mazinho, e Marcas que Herdei, dela com Carlinhos Veronezi, sendo que esta faz parte do CD de Mazinho concorrente ao Grammy Latino de 2009.
A convite da EPTV (Rede Globo), em 2008, Bete fez parte do júri do Festival Nacional Viola de Todos os Cantos, na final, em Limeira, SP.
A autora, que tem muitas participações em programas de TV e rádio, dando entrevistas e mostrando suas músicas, dedica-se também a pesquisa e criação de projetos musicais. Seu show Paulicéia Musicada fez parte, em 2005, da Agenda Oficial das Comemorações dos 450 Anos da Cidade de São Paulo. Moda de São Paulo, feita por ela para esse show, integra, também, o e-book Sábio Poeta, seleção de poemas dedicados à cidade, da autoria do Vereador de São Paulo, Professor Eliseu Gabriel.
Em 2010 e 2013, participou com artistas da cidade de São Pedro dos shows Música, Poesia e Amigos I e II, projetos de Cléia B. Santos, aprovado pelo PROAC (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo). Em ambos, foram cantadas músicas de raiz compostas por ela.
Em 2015, duas poesias do poeta são-pedrense Gustavo Teixeira, entre as musicadas por Bete, foram apresentadas no Cine Teatro São Pedro. Uma delas, Casa Paterna, é no estilo sertanejo, e faz parte do projeto Belos Poemas, Novas Canções, de Bete, aprovado pela Lei Aldir Blanc.
Boa noite, Evaldo!
Superfeliz com a publicação!
Muito, muito, muito agradecida com a divulgação que o jornal
dá ao meu trabalho, tanto no campo musical quanto nos meus textos.
Tudo de bom pra vocês d’A Tribuna Piracicabana e d’A Tribuna de São Pedro!
Abçs a todos
Bete Bissoli