O Cine Céu é um projeto de cinema itinerante movido a energia solar, que visa a inclusão social através da cultura, permitindo as pessoas, principalmente aquela camada da população que o fator renda acaba impossibilitando de ir ao cinema, de ter acesso a um ambiente semelhante ao cinema.
Toda a estrutura do projeto é alimentada por energia solar. No caminhão são adaptadas placas solares e equipamentos que permitem gerar a energia necessária para a sessão de cinema acontecer, juntando arte, cultura e sustentabilidade.
Nas sessões de cinema serão distribuídas pipocas e refrigerantes para os participantes. O projeto pretende mais que tornar acessível o cinema, oferecer a oportunidade de um momento único de lazer junto com a família saboreando uma pipoca e assistindo um bom filme sob a luz do luar, explica Maurício Prado, idealizador do projeto.
O Cine Céu desembarca em Piracicaba a partir de hoje e ao todo serão 14 sessões de cinema em 14 bairros diferentes do município.
A seguir datas e locais das 14 sessões, sempre a partir das 19 horas: 09/10 – Engenho Central; 10/10 – Estação da Paulista; 11/10 – Praça da Matriz de São José – Bairro Tupi; 16/01 – Avenida das Castanheiras, S/N – Bairro Bosque dos Lenheiros; 17/01 – Centro Cultural Hugo Pedro Carradore – Bairro Santa Terezinha; 18/01 – Centro Social “Maria Elisabete de Almeida Silva” – Bairro Jardim Tatuapé II; 30/01 – Casa do Hip Hop – Bairro Pauliceia; 31/01 – Barranco Cultural – Bairro Novo Horizonte; 01/02 – Centro Cultural do Núcleo Habitacional Comendador Mário Dedini – Bairro Mário Dedini; 13/02 – Rua Dr. Adolfo Corrêa Dias, S/N – Bairro Tupi; 14/02 – Estrada Dr. Plínio Alves de Moraes, S/N – Bairro Anhumas; 15/02 – Praça João Alfredo – Distrito de Artemis; 20/02 – Centro Cultural Nhô Serra – Bairro Parque 1º de Maio; 21/02 – Centro Cultural e Social Rafael Baptista Antônio-Faé – Vila Independência.
Em caso de mau tempo, o evento será cancelado e reagendado para outra data. O projeto é realizado através do Instituto Usina de Sonhos, sediado na cidade de Dois Córregos, o Instituto já foi reconhecido pela Unesco e atua há 29 anos realizando vários projetos na área cultural, esportes e meio ambiente.
O projeto Cine Céu conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Piracicaba, que é viabilizado através de uma parceria com o Governo do Estado de São Paulo e Secretaria Estadual da Cultura, Economia e Indústria Criativas, por meio de uma emenda parlamentar indicada pelo então deputado estadual Helinho Zanatta, hoje prefeito de Piracicaba.