O programa EducaTrilha na Escola incentivou a diversidade de experiências e a valorização de comunidades tradicionais, por meio de viagem realizada ao Núcleo Picinguaba, do Parque Estadual da Serra do Mar. Participaram da visita 18 representantes das seis escolas premiadas na 5ª edição do programa, realizada em 2024, além de cinco membros da organização.
“O Núcleo Picinguaba é o único do Parque Estadual da Serra do Mar que abrange ecossistemas de floresta, restinga, mangue e praia. Assim, a programação da viagem foi elaborada junto com a equipe do Núcleo, buscando propiciar uma diversidade de experiências em todos esses ecossistemas”, diz Maria Luísa Bonazzi Palmieri, especialista ambiental do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), idealizadora e coordenadora do programa.
“Na viagem, também se buscou valorizar as comunidades tradicionais que vivem no Núcleo, incentivando o diálogo sobre as relações entre conservação ambiental e valorização da cultura quilombola e caiçara”, afirma a coordenadora.
A edição de 2024 do EducaTrilha na Escola, patrocinada pela CJ do Brasil e pela OJI Papéis, foi realizada pelo Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), Prefeitura de Piracicaba (por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente de Piracicaba – Simap), Projeto Corredor Caipira, Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca/Esalq/USP) e Fundação Florestal (FF).
A edição teve, ainda, o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SME), da Secretaria Municipal de Ação Cultural (Semac), da Diretoria de Ensino da Região de Piracicaba, do Espaço Pipa, do Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental (GMEA), do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba (Comdema), da Comissão Municipal de Mudanças Climáticas de Piracicaba (Comclima), da Oscip Pira 21 – Piracicaba realizando o futuro, da Fundação Triunfo, do Movimento Tô Aqui, do Instituto CLQ, do Imaflora, da Rotas Afro, da Casa do Hip Hop, do Movimento Circular, da Oscip Novo Encanto, da Pira na Paisagem e da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq) – Grupo de Estudos Desafios da Prática Educativa – GEDePE, Programa USP Recicla, Centro de Estudos e Pesquisa para Aproveitamento de Resíduos Agroindustriais, Centro de Referência em Ensino de Ciências da Natureza, Museu de Ciências, Educação e Artes “Luiz de Queiroz” e PET Ecologia.
Trocas de experiências
A visita aconteceu entre os dias 15 e 17 de novembro. A programação abrangeu troca de experiências na qual a equipe da Unidade de Conservação apresentou o Núcleo Picinguaba e suas ações e os professores e equipe de organização relataram as atividades realizadas ao longo do ano no EducaTrilha, tanto na Estação Experimental de Tupi quanto nas escolas. Também contou com Trilha Sensorial; Trilha do Jatobá com aprendizados sobre a Floresta Ombrófila Densa; visita ao Quilombo da Fazenda – Casa da Farinha com diálogo sobre a história e cultura locais; Trilha Fluvial com visita ao mangue; vivências na Praia da Fazenda e jogo de RPG no qual foi construída uma aventura inspirada em aspectos locais socioculturais, entre outras atividades.
Participaram 18 representantes das seis escolas premiadas pelo programa em 2024: Instituto Saber, Escola Municipal Prof. José Pousa de Toledo, Escola Estadual Prof. João Alves de Almeida, Escola Estadual Prof. José Martins de Toledo, Escola Estadual Felipe Cardoso e Escola Estadual Hélio Penteado de Castro.
Representando a organização, foram à viagem cinco representantes das instituições: Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), Núcleo de Educação Ambiental (NEA/Simap/Prefeitura), Projeto Corredor Caipira e Fundação Triunfo.
“Aprendi muito com todos que fizeram parte das nossas vivências. Gratidão à equipe organizadora do programa EducaTrilha por nos proporcionar momentos tão enriquecedores. Gratidão ao grupo pelas trocas de experiências, pelo companheirismo e alegria de viver”, diz Débora Cagale, professora da Escola Prof. José Pousa de Toledo.
“As atividades estavam incríveis e tudo muito bem organizado. É muito gratificante trabalhar o ano todo e além de colher os frutos com a transformação da educação, poder fazer uma viagem dessa”, aponta Eliane Regina Teixeira, professora da EE. Professor José Martins de Toledo.
“O núcleo Picinguaba é realmente encantador. As atividades preparadas foram muito ricas e possibilitaram a todos nós trocas, aprendizados e diversão. As vivências e lembranças que tivemos com essa viagem de premiação são reflexo do merecimento de um ano todo de muito trabalho, insistência, resistência e engajamento de todos os educadores que participaram do EducaTrilha”, conta Liliane Cristina Trevisan, educadora ambiental do NEA/Simapi.
BENEFICIADAS – O EducaTrilha na Escola beneficiou em sua 5ª edição, realizada em 2024, o total de 9.089 pessoas, entre professores, gestores escolares, alunos e pessoas que vivem nas proximidades das instituições de ensino. Ao longo do ano, 14 escolas participaram do programa. Realizado desde 2018, nas cinco edições beneficiou 33.289 pessoas e reuniu 80 escolas participantes.