Cerca de 40 pessoas participaram, quarta-feira (27), da Consulta Pública para a revisão do Plano Diretor de Turismo, promovido pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Diretoria de Turismo, vinculada à Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo). O encontro aconteceu no anfiteatro da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads).
Conforme lembra a diretora municipal de Turismo, Alessandra Freire, na oportunidade foi construído, de forma coletiva, uma “visão de futuro” para o turismo da cidade, além da proposição de objetivos gerais para atingir este objetivo. “Este trabalho foi realizado em conjunto com os representantes do setor público, agências de turismo, restaurantes, guias de turismo, universidades, artesanato, Sesc e conselhos municipais que participaram desta consulta pública”.
Camila Seixas, turismóloga da empresa Geobrasilis, responsável pela revisão do Plano, destacou que este foi um momento especial “para desenvolver com qualidade o turismo do município, definir onde a cidade quer chegar ou qual o destino turístico que a cidade pretende ser no futuro, vendo a curto, médio e longo prazo”.
O secretário da Semdettur, Euclides Libardi, enfatizou que o turismo é responsável por boa parte da economia da cidade. “Termos um turismo forte é importante, também, para fomentar outros setores da economia como o empresarial, cultural, ambiental, industrial, entre outros. Definir estas ações e projetos para melhorar cada vez mais a cidade como destino turístico é fundamental”, completou.