A Câmara Municipal de Piracicaba realiza hoje (26), a partir das 14h, reunião pública chamada pela vereadora Rai de Almeida (PT) sobre o tema “água e saneamento básico”. Na ocasião, estará na reunião o economista Alexandre Motta, presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).
A Funasa é órgão do governo federal que atua em todo país na promoção da saúde pública e inclusão social por meio de ações de saneamento e saúde ambiental, com ações como o controle da qualidade da água, educação em saúde ambiental, avaliação de sistemas de abastecimento de água e construção de territórios saudáveis e sustentáveis. É também responsável por alocar recursos não onerosos para a universalização de sistemas de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário e gestão de resíduos sólidos urbanos.
“Alexandre Motta, que é Presidente da Funasa, estará em Piracicaba e se dispôs a discutir sobre as questões que envolvem o tema da água – que vão desde as mudanças climáticas, as crises hídricas, bem como a distribuição e o acesso à água potável para as populações”, destaca Rai de Almeida. “Temos discutido na Câmara os problemas que levam à falta d´água e precisamos cada vez mais ampliar esse debate em busca de soluções efetivas para essa questão”, conclui Rai.
Estão convidados a participar da reunião pública o secretário municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente, o presidente do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), representantes da Ares-PCJ, do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente e das Comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Educação, Esportes, Cultura, Ciência e Tecnologia da Câmara, além de vereadores, integrantes do Movimento Salve a Boyes, Oscip Pira 21, professores e alunos de cursos de gestão ambiental e engenharia ambiental e à população piracicabana em geral.