Evento aberto ao público acontece às 19h de hoje (22), que ocorre no Armazém 14
Hoje (22), às 19h, o salão do Armazém 14 do Engenho Central recebe o lançamento do Calendário Afro-Piracicabano 2025. Esta será a sétima edição do material. O evento é aberto ao público, com entrada gratuita, e haverá show da Maphia do Jazz após a solenidade.
O calendário, que será distribuído gratuitamente no dia do lançamento e depois na Coordenadoria Setorial de Promoção da Igualdade Racial e Étnica, no Armazém 9 do Engenho Central, é produzido pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria da Ação Cultural), do Centro de Documentação Cultura e Política Negra de Piracicaba (CDCPN) e Secretaria de Governo, em parceria com o Conepir (Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Piracicaba). A arte foi desenvolvida pelo Centro de Comunicação Social da Prefeitura (CCS).
As personagens que estampam cada mês do calendário 2025, como em todas as edições anteriores, são pessoas que ostentam um legado no movimento negro, cujas histórias marcaram, ou ainda marcam, outras pessoas e épocas.
A ideia do Calendário Afro-Piracicabano surgiu em 2018 e, desde então, o Centro de Documentação e o Conepir são os órgãos que indicam os 12 nomes para o material.
“O Calendário é uma forma de mostrar a importância que cada um dos nomeados tem na sociedade de Piracicaba, dentro do seu tempo”, destaca ao titular da Semac, Carlos Beltrame.
SERVIÇO – Calendário Afro-Piracicabano 2025. Lançamento hoje (22), às 19h, no Armazém 14 do Engenho Central. Entrada gratuita. Avenida Dr. Maurice Allain, 454. Informações: 3403-2600.
Calendário Afro-Piracicabano 2025
– Janeiro: Antônio Gilberto de Aquino e Silva, leciona em instituições religiosas e em escolas públicas.
– Fevereiro: Rodemilson Theodoro, empresário e mestre de capoeira
– Março: Ayres Santos, mentora de carreira para pessoas negras, periféricas e em vulnerabilidade social
– Abril: Eloy Porto Neto (In Memorian), foi professor de música
– Maio: Lígia Fernanda Marques, advogada e professora universitária
– Junho: Michelle Graziela Cavalleri, advogada
– Julho: Narzi Alves Novaes, comandante do Pelotão Escolar da Guarda Civil
– Agosto: Emerson Marcelo Vieira, servidor público dos Correios
– Setembro: Rossana Barbosa, membro do Conepir e do Comitê Pop Rua
– Outubro: Martim Vieira Ferreira, jornalista
– Novembro: Thiago Ribeiro, educador, líder comunitário e vereador
– Dezembro: Antônio Olímpio de Sant’Ana (In Memorian), foi reverendo da Igreja Metodista do Brasil