Aconchegante, maravilhosa, tranquila e encantadora foram algumas palavras usadas para definir São Pedro em uma pesquisa de demanda realizada pela Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer para identificar o perfil dos turistas, características da viagem e avaliação sobre serviços e equipamentos turísticos. A cidade, que completa 45 anos como Estância Turística no dia 9 de novembro, viveu diferentes fases do turismo ao longo deste período e hoje acompanha o desenvolvimento de diversos empreendimentos que transformam São Pedro em destino de muitas pessoas que escolhem a cidade para passar períodos reservados ao lazer.
Para receber o título de Estância Turística, dado a São Pedro em 1979, é preciso possuir infraestrutura e serviços direcionados ao turismo. Atualmente o município, um dos 70 do Estado de São Paulo a ter o título, possui 150 empresas formais no setor, com média de 1.530 empregos gerados com o turismo.
A Estância conta hoje com 41 empreendimentos hoteleiros, com 4.100 leitos. São 11 atrativos de natureza, 8 de aventura, 9 rurais e 6 culturais. Mas os números devem mudar em breve. Em fevereiro deste ano, no Fórum Internacional de Investimentos em Turismo, que aconteceu em São Paulo, São Pedro foi a cidade com o maior número de projetos turísticos de grande porte que estão em fase de planejamento ou em execução na Região Metropolitana de Piracicaba (RMP).
Entre estes investimentos estão a construção já iniciada do Resort Hotel Vistas do Itaqueri (R$ 30 milhões), no alto da serra; o Parque Aramat R$ 20 milhões), um espaço de arte ambiental e contemporânea com galerias abertas e fechadas no bairro Graminha, que tem perspectiva de receber 20 mil visitantes no primeiro ano e até 100 mil nos próximos anos e deve ser inaugurado em 2025; um centro de eventos na área central (R$ 5 milhões), com estrutura para diferentes tipos de evento; expansão do Resort Thermas Water Park (R$ 300 milhões) e a construção de um resort e um centro de convenções no Haras NSG, com investimentos previstos de R$ 130 milhões.
A atividade turística tem também grande peso econômico não apenas no município, mas no Estado. “O turismo de São Paulo já representa 9,4% do PIB do Estado e este ano deve gerar quase 50 mil postos de trabalho, de acordo com o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET)”, destaca o secretário estadual de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena.
Ao falar de perspectivas para o setor, o secretário estadual, que gravou um vídeo para cumprimentar São Pedro pela data, faz previsões positivas. “Vamos dar sequência aos investimentos em infraestrutura e a todos os programas e ações que iniciamos nos dois primeiros anos de governo. Com o lançamento, pelo governador Tarcísio de Freitas, dos programas de Turismo Náutico, Ferroviário, guias de mergulho e da Hidrovia Tietê-Paraná, teremos um avanço muito grande nos próximos meses”, afirmou o secretário. “Há 45 anos São Pedro está no mapa do turismo de São Paulo e do Brasil”, destacou na mensagem.
ESTRUTURA – “Nos últimos anos foram vários investimentos realizados nos atrativos, como as reestruturações do Museu Gustavo Teixeira e da Rodoviária, além das reformas no Parque Maria Angélica e nas praças do Fórum e Santa Cruz. Há ainda duas obras grandes em andamento: a construção de mais uma piscina municipal e uma ampla praça no bairro Nova São Pedro II. As melhorias na infraestrutura também fortalecem o turismo, que é um setor fundamental na economia e desenvolvimento do nosso município”, destaca o prefeito Thiago Silva, que fala ainda sobre geração de emprego. “O fomento ao turismo é um estímulo à criação de empregos e ao fortalecimento do setor de serviços. Como Estância Turística, é importante valorizar os projetos que estimulem as atividades voltadas ao turismo, que gera benefícios e desenvolvimento para São Pedro”.
DESTAQUE NO PAÍS – No Mapa do Turismo Brasileiro elaborado pelo Ministério do Turismo, São Pedro recebe a classificação B, a partir de avaliação que leva em conta quatro variáveis de desempenho econômico – número de empregos, de estabelecimentos formais no setor de hospedagem, estimativas de fluxo de turistas domésticos e internacionais.
Uma das maiores belezas naturais de São Pedro, serra é foco de investimentos
A serra de São Pedro sempre esteve no foco do empresário Jorge Sato que começou a investir, há 8 anos, na construção de um prédio para vender frango com polenta. Após uma mudança de planos, o prédio foi planejado para ser um salão de festas. O empreendimento estava praticamente pronto quando teve início a pandemia.
O empresário deixou o salão de lado por um período, mas não desistiu de empreender no local. “A serra é um local muito interessante. No Estado de São Paulo não há tantas serras e a de São Pedro, apesar de não ter muita altitude, oferece um visual fantástico”.
Após pesquisar, Sato viu que seria possível fazer uma espécie de centro gastronômico com estrutura similar a tendas, o que era permitido na época das restrições impostas pela pandemia.
Foram construídos 3 espaços de 100 metros quadrados cada e foi criado o Boulevard da Serra, que funciona há aproximadamente 18 meses. Com experiência em shopping centers, o empresário teve a ideia de criar opções diferentes, semelhantes às ofertadas em praças de alimentação nos centros de compras.
“Muita gente vem para a serra em grupos. Com diferentes opções de comidas, as pessoas podem escolher o que mais gostam”, disse. Atualmente funcionam no Boulevard estabelecimentos que oferecem churrasco, parmegiana, massas, comida vegetariana, além de um café.
“É um ambiente que combina o rústico e o requintado, além de ter acessibilidade”, define o empresário que frequenta São Pedro desde 1998, quando a família comprou uma chácara. Com a aposentadoria da esposa, alguns anos depois, mudaram-se definitivamente para a cidade.
Quando decidiu sair de São Paulo em busca de tranquilidade, Sato comprou inicialmente uma propriedade em Ibiúna, mas depois, acabou escolhendo São Pedro. “Queríamos um local que ficasse, no máximo, a 200 km da capital e é exatamente esta distância de São Pedro”, lembra.
“O investimento que fizemos foi alto e a perspectiva com o negócio é boa”, revela Sato, referindo-se ao Boulevard, Ele continua investindo no local. Em janeiro será inaugurado um novo espaço para salão de festas de alto padrão.
“Temos que saber aproveitar nossa natureza”, diz empresário
Empresário com atuação em diferentes áreas, Juliano de Santis decidiu investir no turismo com a Estação da Cachaça e Forneria da Estação, espaços que reúnem pizzaria, restaurante e café, no alto da serra. Para ele, é preciso usar toda expertise e parceria para que São Pedro seja uma experiência ímpar aos visitantes. “Temos uma força motriz no turismo que não pagamos nada por ela, simplesmente existe: nossa natureza, nossa geografia. Só temos que saber aproveitar”, aponta.
“O turismo está bem estimulado em nossa cidade, tanto pelo setor privado quanto público, mas precisamos de mais. O turista, quando retornar tem que sempre ver uma evolução no setor, coisas novas, atrações novas”, opina o empresário.
Thermas é o 5º parque mais visitado do Brasil
CEO do Grupo JS Andrade, do São Pedro Thermas Resort, que reúne o parque aquático e o resort, Silvia Andrade, fala sobre investimentos e a importância do turismo regional.
“Nossa região é muito rica e com rodovias excelentes. Com tantas belezas naturais, em conjunto com diversos tipos de entretenimento, temos a certeza de que em breve seremos um dos destinos mais procurados no país. O parque se consolidou como um pilar do turismo regional, sendo atualmente o 5⁰ parque mais visitado no Brasil e o Resort, recentemente inaugurado, tem tido uma ótima procura”.
A empresária diz que promover o desenvolvimento turístico da região está entre suas metas. “Temos planos de dobrar o crescimento do negócio nos próximos anos, gerando ainda mais empregos e movimentando a economia. Assim, vamos manter o compromisso junto com outros empresários e poder público, levando lazer e diversão para todas as famílias”, afirmou.
“O salto do turismo foi muito grande nos últimos 20 anos”, diz presidente do Comtur
Presidente do Comtur (Conselho Municipal de Turismo) e empresária no setor, Juliana Saia avalia que nos últimos 20 anos o turismo deu um salto muito grande em São Pedro. “Antigamente, só o bordado era conhecido e levava o nome de São Pedro para todos os lugares. Hoje, as nossas belezas naturais são procuradas para trilhas de jeep, bike, trekking e contemplação”, destaca, acrescentando também outros pontos fortes da cidade, como a “gastronomia com comidas de afeto, tipicamente rural, no fogão à lenha, o doce de jaracatiá”.
Para ela, a “hospitalidade e infraestrutura é o que temos de melhor”, fator que contribui para que os trades turísticos estejam sempre com ocupação próxima da lotação. “O Museu Gustavo Teixeira, a Feira de Artesanato e o Parque do Cristo são os nossos pontos turísticos mais procurados pelos turistas”, destaca
A presidente do Comtur lembra também que São Pedro hoje faz parte de várias rotas do Estado de São Paulo como Encantos da Anhanguera Central e Serra do Itaqueri, Rota do Arraiá da EPTV , além de outras. “São Pedro é referência em Turismo e Bem Receber”, aponta.