São Pedro completa 45 anos como Estância e diversifica modalidades de turismo

Em 1979, quando recebeu o título, município vivia situação diferente da atual, com número crescente de investimentos em ações diferenciadas  – fotos: Tiago Stoco /Prefeitura

Aconchegante, maravilhosa, tranquila e encantadora foram algumas palavras usadas para definir São Pedro em uma pesquisa de demanda realizada pela Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer para identificar o perfil dos turistas, características da viagem e avaliação sobre serviços e equipamentos turísticos. A cidade, que completa 45 anos como Estância Turística no dia 9 de novembro, viveu diferentes fases do turismo ao longo deste período e hoje acompanha o desenvolvimento de diversos empreendimentos que transformam São Pedro em destino de muitas pessoas que escolhem a cidade para passar períodos reservados ao lazer.

Para receber o título de Estância Turística, dado a São Pedro em 1979, é preciso possuir infraestrutura e serviços direcionados ao turismo. Atualmente o município, um dos 70 do Estado de São Paulo a ter o título, possui 150 empresas formais no setor, com média de 1.530 empregos gerados com o turismo.

A Estância conta hoje com 41 empreendimentos hoteleiros, com 4.100 leitos. São 11 atrativos de natureza, 8 de aventura, 9 rurais e 6 culturais. Mas os números devem mudar em breve. Em fevereiro deste ano, no Fórum Internacional de Investimentos em Turismo, que aconteceu em São Paulo, São Pedro foi a cidade com o maior número de projetos turísticos de grande porte que estão em fase de planejamento ou em execução na Região Metropolitana de Piracicaba (RMP).

Entre estes investimentos estão a construção já iniciada do Resort Hotel Vistas do Itaqueri (R$ 30 milhões), no alto da serra; o Parque Aramat R$ 20 milhões), um espaço de arte ambiental e contemporânea com galerias abertas e fechadas no bairro Graminha, que tem perspectiva de receber 20 mil visitantes no primeiro ano e até 100 mil nos próximos anos e deve ser inaugurado em 2025; um centro de eventos na área central (R$ 5 milhões), com estrutura para diferentes tipos de evento; expansão do Resort Thermas Water Park (R$ 300 milhões) e a construção de um resort e um centro de convenções no Haras NSG, com investimentos previstos de R$ 130 milhões.

A atividade turística tem também grande peso econômico não apenas no município, mas no Estado. “O turismo de São Paulo já representa 9,4% do PIB do Estado e este ano deve gerar quase 50 mil postos de trabalho, de acordo com o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET)”, destaca o secretário estadual de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena.

Ao falar de perspectivas para o setor, o secretário estadual, que gravou um vídeo para cumprimentar São Pedro pela data, faz previsões positivas. “Vamos dar sequência aos investimentos em infraestrutura e a todos os programas e ações que iniciamos nos dois primeiros anos de governo. Com o lançamento, pelo governador Tarcísio de Freitas, dos programas de Turismo Náutico, Ferroviário, guias de mergulho e da Hidrovia Tietê-Paraná, teremos um avanço muito grande nos próximos meses”, afirmou o secretário. “Há 45 anos São Pedro está no mapa do turismo de São Paulo e do Brasil”, destacou na mensagem.

ESTRUTURA – “Nos últimos anos foram vários investimentos realizados nos atrativos, como as reestruturações do Museu Gustavo Teixeira e da Rodoviária, além das reformas no Parque Maria Angélica e nas praças do Fórum e Santa Cruz. Há ainda duas obras grandes em andamento: a construção de mais uma piscina municipal e uma ampla praça no bairro Nova São Pedro II. As melhorias na infraestrutura também fortalecem o turismo, que é um setor fundamental na economia e desenvolvimento do nosso município”, destaca o prefeito Thiago Silva, que fala ainda sobre geração de emprego. “O fomento ao turismo é um estímulo à criação de empregos e ao fortalecimento do setor de serviços. Como Estância Turística, é importante valorizar os projetos que estimulem as atividades voltadas ao turismo, que gera benefícios e desenvolvimento para São Pedro”.

DESTAQUE NO PAÍS – No Mapa do Turismo Brasileiro elaborado pelo Ministério do Turismo, São Pedro recebe a classificação B, a partir de avaliação que leva em conta quatro variáveis de desempenho econômico – número de empregos, de estabelecimentos formais no setor de hospedagem, estimativas de fluxo de turistas domésticos e internacionais.

CEO do Grupo JS Andrade, Silvia Andrade, fala sobre investimentos e a importância do turismo regional

Uma das maiores belezas naturais de São Pedro, serra é foco de investimentos

A serra de São Pedro sempre esteve no foco do empresário Jorge Sato que começou a investir, há 8 anos, na construção de um prédio para vender frango com polenta. Após uma mudança de planos, o prédio foi planejado para ser um salão de festas. O empreendimento estava praticamente pronto quando teve início a pandemia.

O empresário deixou o salão de lado por um período, mas não desistiu de empreender no local. “A serra é um local muito interessante. No Estado de São Paulo não há tantas serras e a de São Pedro, apesar de não ter muita altitude, oferece um visual fantástico”.

Após pesquisar, Sato viu que seria possível fazer uma espécie de centro gastronômico com estrutura similar a tendas, o que era permitido na época das restrições impostas pela pandemia.

Foram construídos 3 espaços de 100 metros quadrados cada e foi criado o Boulevard da Serra, que funciona há aproximadamente 18 meses. Com experiência em shopping centers, o empresário teve a ideia de criar opções diferentes, semelhantes às ofertadas em praças de alimentação nos centros de compras.

“Muita gente vem para a serra em grupos. Com diferentes opções de comidas, as pessoas podem escolher o que mais gostam”, disse. Atualmente funcionam no Boulevard estabelecimentos que oferecem churrasco, parmegiana, massas, comida vegetariana, além de um café.

“É um ambiente que combina o rústico e o requintado, além de ter acessibilidade”, define o empresário que frequenta São Pedro desde 1998, quando a família comprou uma chácara. Com a aposentadoria da esposa, alguns anos depois, mudaram-se definitivamente para a cidade.

Quando decidiu sair de São Paulo em busca de tranquilidade, Sato comprou inicialmente uma propriedade em Ibiúna, mas depois, acabou escolhendo São Pedro. “Queríamos um local que ficasse, no máximo, a 200 km da capital e é exatamente esta distância de São Pedro”, lembra.

“O investimento que fizemos foi alto e a perspectiva com o negócio é boa”, revela Sato, referindo-se ao Boulevard, Ele continua investindo no local. Em janeiro será inaugurado um novo espaço para salão de festas de alto padrão.

Prefeito Thiago Silva com o secretário estadual de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena

“Temos que saber aproveitar nossa natureza”, diz empresário

Empresário com atuação em diferentes áreas, Juliano de Santis decidiu investir no turismo com a Estação da Cachaça e Forneria da Estação, espaços que reúnem pizzaria, restaurante e café, no alto da serra. Para ele, é preciso usar toda expertise e parceria para que São Pedro seja uma experiência ímpar aos visitantes. “Temos uma força motriz no turismo que não pagamos nada por ela, simplesmente existe: nossa natureza, nossa geografia. Só temos que saber aproveitar”, aponta.

“O turismo está bem estimulado em nossa cidade, tanto pelo setor privado quanto público, mas precisamos de mais. O turista, quando retornar tem que sempre ver uma evolução no setor, coisas novas, atrações novas”, opina o empresário.

Thermas é o 5º parque mais visitado do Brasil

CEO do Grupo JS Andrade, do São Pedro Thermas Resort, que reúne o parque aquático e o resort, Silvia Andrade, fala sobre investimentos e a importância do turismo regional.

“Nossa região é muito rica e com rodovias excelentes. Com tantas belezas naturais, em conjunto com diversos tipos de entretenimento, temos a certeza de que em breve seremos um dos destinos mais procurados no país. O parque se consolidou como um pilar do turismo regional, sendo atualmente o 5⁰ parque mais visitado no Brasil e o Resort, recentemente inaugurado, tem tido uma ótima procura”.

A empresária diz que promover o desenvolvimento turístico da região está entre suas metas. “Temos planos de dobrar o crescimento do negócio nos próximos anos, gerando ainda mais empregos e movimentando a economia. Assim, vamos manter o compromisso junto com outros empresários e poder público, levando lazer e diversão para todas as famílias”, afirmou.

“O salto do turismo foi muito grande nos últimos 20 anos”, diz presidente do Comtur

Presidente do Comtur (Conselho Municipal de Turismo) e empresária no setor, Juliana Saia avalia que nos últimos 20 anos o turismo deu um salto muito grande em São Pedro. “Antigamente, só o bordado era conhecido e levava o nome de São Pedro para todos os lugares. Hoje, as nossas belezas naturais são procuradas para trilhas de jeep, bike, trekking e contemplação”, destaca, acrescentando também outros pontos fortes da cidade, como a “gastronomia com comidas de afeto, tipicamente rural, no fogão à lenha, o doce de jaracatiá”.

Para ela, a “hospitalidade e infraestrutura é o que temos de melhor”, fator que contribui para que os trades turísticos estejam sempre com ocupação próxima da lotação. “O Museu Gustavo Teixeira, a Feira de Artesanato e o Parque do Cristo são os nossos pontos turísticos mais procurados pelos turistas”, destaca

A presidente do Comtur lembra também que São Pedro hoje faz parte de várias rotas do Estado de São Paulo como Encantos da Anhanguera Central e Serra do Itaqueri, Rota do Arraiá da EPTV , além de outras. “São Pedro é referência em Turismo e Bem Receber”, aponta.

 

 

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