Caldeirão Político

BEBEL DIZ QUE TARCÍSIO QUER DESMONTAR O ESTADO

Em suas redes sociais, a deputada estadual piracicabana Professora Bebel (PT) faz duas críticas à saga do governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que quer privatizar os serviços públicos e desmontar as políticas públicas do Estado de São Paulo. De acordo com reportagem do site UOL, Tarcísio de Freitas deseja obter R$ 500 bilhões em obras para o estado até dezembro de 2026 com 25 leilões realizados e contratos assinados. A????

 

VENCER

Não será fácil e nunca foi fácil. O presidente Lula (PT) garante que vai lugar, será difícil, mas vai “vencer” o mercado financeiro. “Falam bobagem todo dia”, garante o ex-metalúrgico, que sabe o que é encontrar caminhos para que os mais necessitados tenham compensação no bolo da Nação brasileira.

 

SAÚDE — I

Ontem (11) e hoje (12), a capital paulista sedia a Caravana Forma SUS. A iniciativa, que está percorrendo todas as regiões do Brasil, promove mobilizações em todo o território nacional para atender às demandas da formação dos futuros profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS). A ação, coordenada pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação (SGTES), também busca articular docentes, estudantes, residentes, trabalhadores e gestores do SUS, bem como movimentos sociais em torno da discussão sobre a formação profissional no âmbito da saúde.

 

SAÚDE — II

Entre os objetivos da caravana está a ampliação das discussões acerca do processo formativo de estudantes de diversos cursos de graduação, a pactuação entre instituições de ensino e serviços de saúde, vivências no SUS por diferentes atrizes e atores, a garantia da permanência estudantil para grupos mais vulneráveis, além do fortalecimento de atividades e programas que integram ensino, pesquisa e extensão com o mundo do trabalho e a sociedade.

 

SAÚDE — III

São sete paradas – em Manaus (AM), Fortaleza (CE), São Paulo (SP), Florianópolis (SC), Belém (PA), Recife (PE) e Brasília (DF) –, que contemplam todas as regiões, com a previsão de participação de pessoas de todos os estados. Cada edição ocorre em quatro turnos de trabalho, distribuídos em dois dias de atividades. A caravana já passou por Manaus e Fortaleza, anteriormente.

RESULTADO

O vereador Paulo Camolesi (PSB) destacou as ações implantadas no Centro Comunitário do Santa Rosa, a partir da iniciativa da associação de moradores. Ele destacou o trabalho durante a reunião ordinária da última quinta-feira (7). No local há uma composteira com placa autoexplicativa, canteiro elevado para plantio de ervas medicinais, tempero e tomate, a implementação do sistema REI e captação de água de chuva. “Projeto simples, mas que dá resultado”, disse Camolesi.

 

CADME – I

Na mesma reunião, o vereador Laércio Trevisan Jr. (PL) utilizou a tribuna para manifestar insatisfação com a mudança de endereço do Centro de Atendimento e Doenças Metabólicas (Cadme). O parlamentar criticou a decisão do Executivo de transferir o atendimento do bairro São Dimas para o Postão, que fica localizado atrás do Mercado Municipal. O vereador ressalta que o novo local não possui estrutura para receber pacientes com necessidades de acessibilidade.

 

CADME – II

Trevisan Jr. exibiu vídeo de onde o centro funcionava anteriormente, salientando que a unidade de saúde apresentava condições apropriadas e contava com áreas específicas para o atendimento de pessoas com doenças graves, como diabete e úlceras, muitas das quais, segundo ele, necessitam de um ambiente salubre e acessível. “A mudança representa ‘crime contra a saúde pública’”, disse.

 

RELAXO

O pedido de informações, feito via requerimento, sobre abandono de viaturas foi comentado pelo vereador Cássio Fala Pira (PL), também na última quinta-feira (7). De acordo com o parlamentar, várias viaturas estão paradas em um terreno no Bairro Verde. Cássio Fala Pira disse que a falta de veículos da Guarda Civil Metropolitana está forçando a Polícia Militar a fazer o trabalho que é de responsabilidade do município. “Isso é um relaxo com o dinheiro público”, definiu.

 

ELOGIO – I

O vereador Josef Borges (PP) analisou as eleições municipais em Piracicaba, com destaque à renovação de 30% da Câmara e a escolha de um novo prefeito. Ele enfatizou a importância do processo democrático e elogiou iniciativas do governo Luciano Almeida, como a implantação do sistema digital “sem papel” e a substituição do asfalto por concreto em vias de grande circulação.

 

ELOGIO – II

Para Josef, a mudança trouxe melhorias na mobilidade urbana e deve ser continuada na próxima gestão. Ele também destacou avanços na educação, como a introdução de uniformes escolares e a adoção do sistema de ensino Poliedro, utilizado em escolas particulares de referência no país. Ele defendeu a importância do ensino integral, que começou no quinto ano, e a necessidade de expandi-lo para outras séries. “Mais de 120 escolas e 54 postos de saúde foram reformados”, lembrou.

 

ELOGIO – III

Ao longo da gestão de Luciano, o vereador passou a ser homem de confiança na Câmara e apontou melhorias como “fundamentais” para a qualidade dos serviços públicos. Josef Borges reforçou a importância de apoiar o próximo governo para que ele amplie os avanços conquistados até agora. Ele destacou que o papel da Câmara é ajudar a criar políticas públicas que beneficiem a população e que o sucesso de uma administração depende da colaboração entre os poderes.

 

FEMINISTA – I

A vereadora Rai de Almeida (PT) comentou sua participação no 1º Encontro Nacional da Campanha Levante Feminista Contra o Feminicídio, Lesbocídio e Transfeminicídio, em Brasília, no início deste mês. Ela destacou que estiveram 150 mulheres de todo o País e que o encontrou resultou na elaboração de um manifesto por políticas públicas contra a violência de gênero.

 

FEMINISTA – II

Na visita a Brasília, Rai também cumpriu agendas para a discussão de outras temáticas, como a reunião com o secretário nacional de Políticas de Economia Popular e Solidária, Gilberto Carvalho. “Vamos construir uma agenda em Piracicaba para que o próximo prefeito possa pautar essa questão no seu governo”, afirmou. Na Câmara dos Deputados, ela também debateu sobre questões da conjuntura nacional, como o ajuste fiscal, que ela acredita que afetará os mais pobres.

 

ESCOLAS – I

O vereador Fabrício Polezi (PL) comentou episódios de violência nas escolas, especialmente as estaduais. Ele lembrou o caso de um estudante de 15 anos que agrediu um colega. Como solução a casos como esses, o parlamentar salientou que lutou pela implantação do modelo de escolas cívico-militares e que continua a defender a presença de vigilantes armados nas escolas estaduais.

 

ESCOLAS – II

“Estamos fazendo a nossa parte, a coisa certa, porque os nossos filhos são os bens mais preciosos que estão dentro das escolas”, disse. “Vigilantes armados são extremamente necessários porque a violência voltou a acontecer e não podemos esperar morrer mais alunos, mais filhos de um pai e uma mãe que só querem que seus filhos vão para a escola e aprendam”, concluiu.

 

AGRADECIMENTO – I

O vereador Acácio Godoy (Avante) agradeceu o apoio e confiança de colegas de vereança, de servidores da Casa e da população durante seu mandato nesta legislatura, que se encerra no final deste ano.  “Hoje é um agradecimento. Disputamos a eleição, fizemos uma votação expressiva. Não fomos reeleitos, mas quero dizer que foi uma honra servir a nossa cidade”, disse.

 

AGRADECIMENTO – II

Ele também destacou diversos projetos discutidos e aprovados pela Câmara neste período, e disse que continuará servindo a cidade. “Não há orgulho maior do que servir as nossas pessoas. Vocês sabem que vocês trouxeram assuntos aqui que, sem vocês, eles não teriam sido debatidos, porque as pessoas que vocês defenderam aqui não tem microfone, não tem o cargo, não tem a autoridade, não tem a escolaridade. Elas têm a dor, mas muitas vezes não têm como se defender”, destacou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima