Caldeirão Político

REAJUSTE NA CONSTRUÇÃO: 7% A MÁRMORES E GRANITOS

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Construção e do Mobiliário de Piracicaba (Sinticompi) — presidido pelo sindicalista Milton Costa (foto) — informa o reajuste salarial para a categoria Mármores e Granitos, de acordo com a data base. O reajuste é de 7% e vale de 1º de outubro deste ano até 30 de setembro de 2025. AAA???

 

ESCONDIDO? — I

Quem não vê, atento, o tremular das bandeirolas dos candidatos a prefeito de Piracicaba, agora em segundo turno? No primeiro turno, não foi diferente. Elas apresentam, normalmente, o candidato a prefeito e o candidato a vice. Foi, por exemplo, com amplo destaque, a Professora Bebel (PT) e o médico Dr. Perci (PT). Tremulavam e ambos estavam ali.

 

ESCONDIDO? — II

Agora, no segundo turno, deputado estadual Helinho Zanatta (PSD) é um dos que — com o ex-prefeito Barjas Negri (PSDB) — disputam a segunda fase das eleições em Piracicaba para a Prefeitura. E aparecem, nas bandeirolas, tremulando, o candidato a prefeito Helinho e o seu vice, Dr. Sérgio Pacheco Filho (União-Brasil), o Dr. Pachequinho, filho de Sérgio Pacheco, que foi vice por oito anos de Barjas Negri.

 

ESCONDIDO? — III

Mas porque este idoso e cansado e chato Capiau faz a pergunta? Simplesmente porque o candidato a vice-prefeito Barjas Negri (PSDB), o empresário de automóveis André Augusti (MDB) não está na bandeirola a tremular com sua foto. Aliás, seu nome, obrigatoriamente, está em letras bem menores, embaixo do nome do candidato tucano Barjas Negri. Para ler bem, é preciso chegar perto do tecido sublimado.

 

ESCONDIDO? — IV

É preciso explicar com mais detalhes por que tão escondido assim? Vencendo ou derrotado, haverá uma explicação para isso e para tanto disso, ou além disso? Depois do dia 27 de outubro, claro, porque só as urnas dirão, secreta e silenciosamente, quem será o futuro prefeito de Piracicaba (com foto ou sem foto do vice nas bandeirolas). Sabedoria e paciência fazem parte do linguajar poético das nuvens…

 

LULA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa, sexta (18), a partir das 10h, do evento Acredite no seu Negócio, no Mirante Allianz Parque, em São Paulo. O foco da iniciativa é oferecer crédito com taxas de juros diferenciadas. O programa proporciona linhas de crédito para públicos variados: dos usuários do CadÚnico, que terão acesso a microcrédito orientado, a empresas de pequeno porte e MEIs.

 

MORO

O candidato a prefeito de Curitiba que teve a esposa do senador Sérgio Moro como vice, Rosângela Moro, disse que a figura do ex-juiz federal atrapalhou. Em nada ajudou. Campanha e política são assim mesmo, como as nuvens: a cada momento de um jeito. Ora de um lado de um jeito, ora de outro lado de outro jeito. E assim vai.

 

PEZÃO

Da cidade de Piraí, no Rio de Janeiro, para Brasília. Este foi o caminho do prefeito eleito Pezão (MDB) para encontrar-se com o presidente Lula (PT) e com o ministro Alexandre Padilha (PT), das Relações Institucionais. Tema das reuniões: habitação, casas para o povo de Piraí.

 

CENTRO — I

Partido do Centro do Brasil (PCdoB). Esta é a nova legenda que está configurada na cabeça do secretário de Governo do Estado de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD). Ele descobriu, no tiroteio entre Lula (esquerda) e Bolsonaro (direita), que os brasileiros preferem a coluna do meio e que, hoje, chamam de Centrão.

 

CENTRO — II

Gilberto Kassab já foi ministro do Estado, foi deputado federal, vice e prefeito de São Paulo, e já percorreu diversos caminhos da política e da Política e, agora, está desenhando essa fórmula de centro, nem de esquerda nem de direita. E, por sua vez, o presidente Lula — de sensibilidade total na vida pública — já percebeu. A orquestra de Centro está montada: difícil será prever o maestro em 2026.

 

NO MUSEU DO IPIRANGA

Jornalista Antonio Carlos Bonassi, presidente da Educativa FM, e o secretário de Desenvolvimento de Piracicaba, Euclides Libardi (ao centro), com o diretor de A Tribuna Piracicabana, jornalista Evaldo Vicente (direita), em São Paulo, no Museu do Ipiranga, durante as comemorações dos 70 anos da Caterpillar no Brasil. Evento de alto significado para a produção de equipamentos para agricultura no mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima