Salão de Humor  –  Documentário dos 50 anos será exibido no Pecege

Laerte é uma das entrevistadas no documentário Traços do Amanhã

Traços do Amanhã, uma produção da Chiaro Filmes, terá sessão gratuita amanhã (18), 18h30

 

Mais uma sessão gratuita do documentário Traços do Amanhã, que destaca os 50 anos do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, acontece amanhã (18), às 18h30, no auditório do Pecege, no bairro Santa Rosa. A entrada é gratuita, mediante retirada de ingresso pelo site da Sympla (sympla.com.br). A produção é da Chiaro Filmes, com apoio do Pecege.

O Salão Internacional de Humor de Piracicaba, que está na 51ª edição, é realizado pela Prefeitura, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e do Cedhu (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba). A primeira exibição de Traços do Amanhã aconteceu no mês de agosto no cinema do Shopping Piracicaba.

Com o propósito de enaltecer e apoiar um projeto tão importante para a cultura piracicabana e fomentar o debate sobre arte e tecnologia, o documentário é um longa-metragem que foi iniciado em 2023, ano em que o Salão Internacional de Humor de Piracicaba completou 50 anos.

De acordo com Juliana Oliveira, que divide a direção do documentário com Felipe Amaral, o Salão Internacional de Humor serviu de inspiração para o documentário que traz um breve panorama sobre as artes gráficas e, ao lado de grandes nomes que fizeram a história deste evento, faz uma reflexão sobre as possibilidades das ferramentas digitais, em especial as que utilizam Inteligência Artificial na construção de trabalhos artísticos.

“Este trabalho tem grande importância para o fortalecimento da produção audiovisual no interior de São Paulo. Ele traz visões plurais sobre um tema que vem batendo à porta de diversos setores e chegou com imensa força à área audiovisual e artística”, destaca Juliana.

O projeto conta com grandes artistas brasileiros como Laerte, Carol Ito, Lucas Leibholz, Bruno Hamzagic e Gustavo Paffaro. Também tem a participação do atual diretor Junior Kadeshi e de Ciça e Zélio, fundadores do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, que levantam importantes questões, como o desafio que o Salão pode enfrentar para se manter relevante e continuar atingindo um grande público, além de se mostrar receptivo à chegada de novos artistas.

DEBATE – Após a exibição do documentário, o evento segue com um debate sobre Tecnologia e Inteligência Artificial na Arte, com participação dos artistas Lucas Leibholz e Gustavo Paffaro, além do diretor do Salão, Junior Kadeshi, e Mateus Piffer, da Agência Neurônio Adicional.

Kadeshi fala sobre a dinâmica do debate. “Vamos falar sobre o mundo das artes gráficas frente às novas tecnologias que a modernidade nos trouxe, e mais recente, a inteligência artificial. Como os artistas se vêem diante disso? Como as empresas enxergam isso? Por isso traremos o Paffaro, que ainda é receoso, o Lucas Leibholz, que já utiliza, e o Mateus Piffer da Neurônio adicional, que vai nos mostrar a visão do mercado”.

 

SERVIÇO – Exibição do documentário Traços do Amanhã, sobre o Salão Internacional de Humor de Piracicaba, seguido de debate. Amanhã (18), às 18h30, no Pecege. Rua Cezira Giovanoni Moretti, 580, bairro Santa Rosa. Classificação livre. Entrada gratuita mediante retirada antecipada de ingressos por meio do site: https://www.sympla.com.br/evento/documentario-tracos-do-amanha-exibicao-e-debate/2592833. Informações: 3403-2600.

 

Exposição de conncurso de desenho vai até sexta (20)

O Pecege convida a todos para prestigiarem gratuitamente a exposição das obras vencedoras do I Concurso Amador de Desenho Humorístico que está sendo realizada, entre os dias 16 e 20 de setembro, em parceria com a Agência Neurônio Adicional e o Salão de Humor de Piracicaba.

Com o tema Educação, a exposição expressa a diversidade cultural destacando os trabalhos vencedores. As obras vencedoras do I Concurso Amador de Desenho Humorístico foram: Categoria Charge – Mayte Barros Lopes (Jupi/PE); Categoria Tira – Pedro Franco do Nascimento Camilo (Piracicaba/SP); e Categoria Cartum – Luana Rodrigues (Lua) (Curitiba/PR).

A exposição ficará aberta ao público no térreo do Instituto Pecege no horário das 8h às 21h de segunda a sexta-feira. O Instituto Pecege está situado a Rua Cezira Giovanoni Moretti, 580 – Santa Rosa (Parque Tecnológico). Mais informações por meio do telefone (19) 2660-3366.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima