Saúde Pública e Saúde da Família será prioridade na gestão de Barjas Negri; o ex-prefeito esteve quinta (12) em Campinas
Barjas Negri, candidato da Federação PSDB/Cidadania à Prefeitura de Piracicaba, que também conta com o apoio do MDB e PDT, participou recentemente do Jornal Regional da EPTV Campinas, onde respondeu a perguntas feitas pelo âncora Jonatan Morel sobre seu Plano de Governo.
PROJETO UNISUL — Jonatan iniciou a entrevista questionando Barjas sobre o desenvolvimento econômico, focando especificamente no projeto Unisul e por que o projeto não avançou anteriormente. Barjas explicou que o principal entrave foi a desapropriação do terreno destinado ao Unisul. Parte do terreno estava localizada no município de Rio das Pedras, o que gerou complexidades jurídicas e atrasos significativos. Esses problemas foram resolvidos apenas em dezembro de 2020. Desde então, o terreno, com mais de 130 mil m², está disponível para a Prefeitura de Piracicaba. “Embora não seja um terreno muito extenso, ele tem potencial para acomodar de quatro a cinco empresas, cada uma com uma área de 10 a 20 mil m²”, detalhou Barjas.
Barjas também discutiu suas estratégias para atrair mais empresas para Piracicaba, destacando a importância de oferecer infraestrutura adequada e criar um ambiente favorável para novos investimentos. Ele mencionou que o interior de São Paulo é atraente para empresas devido à sua infraestrutura, como abastecimento de água, coleta de esgoto, energia elétrica, rede de gás e infraestrutura viária. “Empresas que querem se instalar no Estado de São Paulo olham primeiro para a metrópole, que está congestionada, e acabam considerando o interior como uma alternativa. A qualificação profissional também é essencial”, destacou Barjas. Ele mencionou ainda o sucesso do Uninorte, onde a prefeitura cedeu o terreno e a infraestrutura ficou por conta dos empresários, resultando no crescimento de quatro para 77 empresas durante seu mandato.
SAÚDE — Jonatan então questionou Barjas sobre a ampliação do Hospital Regional. Barjas explicou que o hospital, criado com 132 leitos, atendeu mais de 120 mil pessoas no último ano, com mais de 12 mil novas cirurgias realizadas. “Foi uma obra muito importante durante minha gestão. Embora o hospital seja administrado pelo Estado, e o custeio também, é fundamental ampliar a capacidade. Acredito que é possível adicionar mais 42 leitos com um investimento relativamente pequeno. No meu Plano de Governo, incluí a ampliação do Hospital Regional”, afirmou Barjas.
PEIXE — Sobre a recente mortandade de peixes no rio Piracicaba, Jonatan perguntou como evitar futuras tragédias. Barjas destacou a existência de comitês e órgãos responsáveis, como o DAEE (Departamento de Águas e Energia) e a CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), que fiscalizam a qualidade da água. “Piracicaba, junto com Rio Claro, Maringá e Limeira, possui uma das maiores taxas de tratamento de esgoto do Brasil, o que reduz significativamente o impacto ambiental”, explicou. Ele enfatizou que a mortandade de peixes foi agravada pela falta de ações mais contundentes por parte do Estado, dos deputados de Piracicaba e do próprio prefeito. “É necessário cobrar mais efetivamente do Conselho Estadual do Meio Ambiente e do DAEE, e criar comissões de estudos na Assembleia Legislativa para garantir a proteção da bacia do Piracicaba, que abastece a Região Metropolitana de São Paulo. A água dessa bacia é crucial para nossa região”, concluiu Barjas.
TRÂNSITO — Durante a entrevista, foi destacado que Piracicaba é a segunda cidade com mais mortes no trânsito por habitante. Jonatan Morel questionou Barjas Negri sobre suas propostas para melhorar essa situação.
Barjas explicou que um dos principais desafios é o alto volume de trânsito na cidade. “Uma parte significativa desse problema pode ser resolvida com a conclusão do anel viário. Atualmente, os primeiros 14 quilômetros do anel viário foram concluídos pelo Estado. Incluímos na nova concessão a extensão do anel viário até a entrada da Cosan (Piracicaba/Charqueada) e até Itaperu. A conclusão desse projeto nos próximos anos poderá reduzir o trânsito em Piracicaba em até 25%.”
Ele também destacou a necessidade de obras adicionais. “Além disso, é fundamental que o prefeito implemente novas pontes e viadutos e alargue avenidas. O problema atual é que muitas avenidas estão sendo concretadas simultaneamente, especialmente nas entradas e saídas da cidade, o que causa transtornos para a população. Não houve planejamento adequado e os custos das obras atuais, estimados em R$ 200 milhões, terão que ser cobertos pelos próximos prefeitos. O trânsito não está melhorando porque não houve uma intervenção viária de grande escala.”
Barjas enfatizou que, durante sua gestão, foram realizadas obras significativas para melhorar a mobilidade urbana, como a construção de pontes, viadutos e alargamento de avenidas. “Essas medidas são essenciais para enfrentar os problemas de trânsito e garantir uma melhor qualidade de vida para os habitantes de Piracicaba”, concluiu.