Atento ao cenário atual de crise climática, o projeto Corredor Caipira: Conectando Paisagens e Pessoas acredita ser importante que a sociedade esteja atenta às questões socioambientais, de forma a cobrar a implementação de políticas públicas voltadas à área nos municípios em geral. “É fundamental a população considerar questões socioambientais”, afirma Henrique Ferraz de Campos, coordenador técnico do Corredor Caipira.
A iniciativa, que reúne especialistas na área socioambiental, desenvolveu oito propostas com o objetivo de contribuir para a recuperação de áreas degradadas na região em que está inserida, formada, diretamente, pelos municípios de Piracicaba, São Pedro, Águas de São Pedro, Santa Maria da Serra e Anhembi.
“Um dos intuitos do projeto é fomentar políticas públicas e saberes relacionados à temática, a fim de promover sustentabilidade e melhores condições de vida para as pessoas na região”, afirma Henrique.
“Nas eleições municipais, sugerimos um olhar atento aos planos dos candidatos, que, na nossa opinião, precisam incluir metas e propostas que atendam às urgências climáticas e socioambientais que estamos enfrentando, cujo impacto maior recai sobre a parte da população mais vulnerável socialmente”, completa o especialista.
O material desenvolvido pelo Corredor Caipira e intitulado Propostas para Políticas Públicas Municipais Socioambientais, está disponível a toda a sociedade para download gratuito pela área de downloads na página do projeto: https://corredorcaipira.com.br/downloads/.
Para especialistas do projeto, é fundamental considerar políticas públicas voltadas à mitigação e adaptação às mudanças climáticas; as práticas de transição para uma agricultura sustentável e agroecológica; e a dinamização do fluxo entre a cidade e o campo, de forma que seja possível conectar, para além da paisagem, também as pessoas. E, também, as políticas de infraestrutura verde e de ampliação da cobertura florestal nativa e de gestão de resíduos sólidos.
O Corredor Caipira é realizado pela Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) e pelo Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão Universitária em Educação e Conservação Ambiental (Nace-Pteca) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/Universidade de São Paulo (Esalq/USP). O patrocínio é da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.