A marmorização de papel é uma arte antiga que surgiu no Japão no século 12 e ganhou destaque na Europa durante o Renascimento (século 17), especialmente pela encadernação de livros e artigos decorativos. A técnica será ensinada em uma oficina no sábado (14), às 14h, na Nova Pinacoteca Miguel Dutra com a artista Patrícia Rebello. A participação é gratuita, mas as vagas são limitadas a 15 inscrições por meio dos telefones 3412-3770 e 3412-3773.
Na oficina, conta Patrícia, os participantes, que não precisam ter conhecimento prévio em qualquer técnica artística, terão a oportunidade de criar suas próprias folhas marmorizadas, experimentando a técnica e cores. “Faremos o passo a passo do processo de marmorização, incluindo a preparação dos materiais, mistura de pigmentos e criações de padrões”, ela destaca.
Durante a atividade, Patrícia também vai dar conselhos práticos para aprimorar a técnica em casa e como utilizar o papel marmorizado em diversos projetos artísticos e artesanais. “No final, faremos uma roda de conversa com apresentação dos resultados e troca de experiências”.
Patricia Rebello é paulistana, artista visual, vive e trabalha em Piracicaba. Formou-se em Publicidade e Propaganda na FAAP e em Comunicação Visual/Ilustração na Escola Panamericana de Arte, ambas em São Paulo. O universo poético da artista borra os limites entre arte e ciência, realidade e fantasia e entre sedução e estranhamento. Nas suas obras de arte contemporânea, ela cria espécimes híbridas, originárias de um futuro distópico que ecoam seu interesse pela biologia, ficção e colecionismo. Em 2017, Patrícia foi Prêmio Aquisitivo do 49º SAC (Salão de Arte Contemporânea), realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural).
SERVIÇO – Oficina de técnica de marmorização com Patrícia Rebello. Sábado (14), às 14h, na Nova Pinacoteca Municipal Miguel Dutra, no Armazém 14A do Engenho Central. Participação gratuita com vagas limitadas. Inscrições pelos telefones: 3412-3770 e 3412-3773.