Caldeirão Político

BEBEL NA EPTV

Na EPTV, ontem (11) a Professora Bebel, candidata da Federação PT-PV-PCdoB à Prefeitura de Piracicaba, afirmou que sua candidatura representa, de fato, um novo projeto para Piracicaba, quando detalhou propostas para a habitação, segurança, transporte público, coleta de lixo e revitalização do Centro. A entrevista foi conduzida pelo apresentador Jonatan Morel.

 

OTIMISMO — I

O PIB (Produto Interno Bruto) do segundo trimestre superou as expectativas, impulsionado em grande parte pelo setor industrial, fato que vem estimulando o otimismo do empresariado. É o que mostra o Índice de Confiança do Empresário Industrial, divulgado ontem (11), pela Confederação Nacional da Indústria: a confiança cresceu pelo segundo mês consecutivo, aumentando 1,6 ponto em setembro e alcançando os 53,3 pontos.

 

OTIMISMO — II

Ainda de acordo com o levantamento, o componente que mede as expectativas dos empresários da indústria quanto ao futuro de seus próprios negócios e da economia do país subiu 1,5 ponto, para 55,4 pontos em setembro, o que reflete mais otimismo dos industriais para os próximos seis meses.

 

PROCESSOS — I

A Justiça Eleitoral paulista recebeu, até ontem (11), mais de 1.700 processos sobre propaganda relativa às eleições municipais de 2024. Entre as demandas que chegaram às zonas eleitorais (1º grau) em todo o Estado, há representações por propaganda eleitoral irregular, publicidade antecipada (feita antes de 16 de agosto, data oficial do início da campanha) e pedidos de direito de resposta, ajuizados por candidatas, candidatos e partidos que alegam ser vítimas de informações falsas ou ofensas feitas por seus adversários.

 

PROCESSOS — II
As ações protocoladas envolvem denúncias em redes sociais, outdoors, meios institucionais, banners, folhetos e aplicativos de mensagem instantânea. Do total de processos recebidos nas zonas, mais de 800 chegaram ao Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (2º grau) por meio de recursos. Parte deles cita conteúdos da internet, inclusive com a utilização de inteligência artificial.

 

DROGAS — I

Em um dos casos mais recentes apreciados pela Justiça Eleitoral, o juiz Rodrigo Colombini, da 2ª Zona Eleitoral, condenou o candidato a prefeito de São Paulo Pablo Marçal (PRTB) a pagar R$ 10 mil por propaganda negativa e inverídica.

 

DROGAS — II

Em vídeo publicado nas redes sociais, Marçal fez novamente referências a Guilherme Boulos como usuário de drogas — ele é candidato pela coligação Amor por São Paulo (federação PSOL/Rede, federação Brasil da Esperança — Fé Brasil, composta por PT, PC do B e PV, e PDT).

 

DROGAS — III

A Corte Eleitoral já havia mantido decisões proferidas em outras sentenças de 1º grau que garantiram direitos de resposta a Boulos sobre o mesmo tema. Nos julgamentos, o Pleno do Tribunal reconheceu o caráter ofensivo das postagens realizadas nas redes de Marçal.

 

CONSULTA

A consulta aos processos da Justiça Eleitoral está disponível ao público na internet. A plataforma do Processo Judicial Eletrônico (PJe) mostra ações em tramitação nas zonas eleitorais, no TRE-SP e Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Qualquer pessoa pode acessar o sistema e realizar pesquisas. É possível buscar ações de propaganda, registros de candidatura, fraude à cota de gênero, investigações para apuração de abuso do poder político ou econômico e prestações de contas, entre outras.

 

REGISTRO

De todas as candidaturas a prefeito de Piracicaba, somente a do ex-prefeito Barjas Negri (PSDB) ainda aguarda julgamento da Justiça Eleitoral. Todas as outras já foram deferidas. Há quem coloque – maldosamente, diga-se – suspeita sobre a possibilidade da candidatura não ser aceita, mas este Capiau, idoso e cansado, sabe que os processos correm em seu próprio tempo, sem ser afoito à corrida eleitoral.

 

GALÃS FEIOS

O popular canal progressista do Youtube, Galãs Feios, repercutiu a polêmica do candidato a Alex Madureira (PL) ter se declarado como ‘pardo’ na Justiça Eleitoral. Eles comparam o caso ao ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, que na eleição de 2022, quando concorreu ao Governo do Estado da Bahia – e perdeu no segundo turno – escureceu a bel prazer a pele para ficar mais ‘negro’.

 

BRITO — I

Nesta quinta (12), o candidato a prefeito de Piracicaba, Edvaldo Brito (Avante), será entrevistado ao vivo pelo jornal EPTV, da Rede Globo, como parte da série de entrevistas com os candidatos ao cargo. O telejornal vai ao ar às 11h45 e a entrevista estará disponível no site da emissora após a exibição, com 15 minutos de duração.

 

BRITO — II

Edvaldo Brito terá 15 minutos para responder às perguntas dos apresentadores e expor seu plano de governo. Ele diz que “apesar de o tempo ser curto, gosto muito do formato ao vivo, onde o eleitor pode ver quem realmente está preparado”.

 

DEBATES

Quantos aos debates, organizados pelas emissoras de rádio e televisão, este idoso e cansado Capiau já se referiu, várias vezes, às dificuldades que se tem de fazer perguntas e respostas, com réplica e tréplica, em tão pouco tempo. Seria melhor um tempo maior para esse formato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima