Assembleia Cidadã – Jovens se mobilizam por adaptação e justiça climática em evento regional

Evento possibilitará discussões sobre essas propostas, com o uso de jogos desenvolvidos pelo CEMADEN Educação

Casa do Hip Hop de Piracicaba sedia, no próximo dia 15, uma ação voltada para o aprofundamento de debates sobre adaptação climática e justiça ambiental

 

No próximo dia 15, a Casa do Hip-Hop de Piracicaba será palco de uma ação voltada para o aprofundamento dos debates sobre adaptação climática e justiça ambiental. O evento, organizado pelos mesmos parceiros que realizaram a Assembleia Cidadã Juventude pelo Clima na Periferia de Piracicaba em junho passado, contará com representantes do Movimento Juventudes para o Desenvolvimento Sustentável de Campinas (JDS Campinas).

A atividade integra o “Esquenta” para a Conferência Regional do Movimento JDS de Campinas, que visa preparar os participantes para discussões aprofundadas e colaborativas. A ação ocorrerá das 14h às 16h30, na sede da Casa do Hip-Hop, localizada na rua Jaçanã Altair Pereira Guerrine, 200 – Paulicéia. A atividade, de caráter educacional e informal, busca promover a cultura de prevenção na gestão de riscos e desastres socioambientais e tecnológicos, utilizando uma abordagem lúdica.

Propostas da Assembleia Cidadã – A Assembleia Cidadã Juventude pelo Clima na Periferia foi implementada pelo Fórum do Projeto Potência Engrenagem do SESC, em parceria com o Mandato Coletivo “A Cidade é Sua”, o Barranco Cultural, a Casa do Hip-Hop e o Movimento Tô Aqui. Desta iniciativa, surgiram nove propostas para que o município e suas comunidades possam lidar melhor com os impactos negativos do aquecimento global. Entre as propostas destacam-se o fortalecimento da Defesa Civil, obras de drenagem urbana e armazenamento de água de chuva, ampliação da arborização urbana e o controle da proliferação do mosquito transmissor da dengue.

Essas propostas foram reunidas na “Carta de Recomendações”, que foi entregue aos atores estratégicos e tomadores de decisão de Piracicaba. O evento do dia 15 possibilitará a continuidade das discussões sobre essas propostas, com o uso de jogos desenvolvidos pelo CEMADEN Educação (Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais), abordando temas como desastres, ameaças, vulnerabilidades, capacidades municipais e ações de Redução de Riscos de Desastres (RRD).

Envolvimento juvenil na pauta climática – Segundo Aline Viana, pesquisadora do CEMADEN e integrante da equipe de organização da III Conferência JDS de Campinas, “Estimular a participação da juventude na pauta ambiental e climática é fundamental para implementarmos pactos globais dos quais o Brasil é signatário, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o Marco de Sendai. Trazemos para o nível local, com linguagem acessível e lúdica, ferramentas para a educação em redução de riscos e desastres.”

Aline Gallo, assessora do Mandato Coletivo e voluntária da ONG Engajamundo, complementa: “É de extrema importância o envolvimento da juventude na discussão e elaboração de soluções para a emergência climática, pois os efeitos do aquecimento global estão escancarados e o futuro das próximas gerações está comprometido”.

Ayri Rando, assessor do Mandato Coletivo e membro do Fórum Engrenagem, enfatizou a importância de discutir a adaptação climática de maneira acessível e lúdica: “Durante a Assembleia Cidadã foram notados alguns desafios, como a linguagem e a abordagem de conceitos, portanto, discutir adaptação climática e a sua relação com as ações de RRD de maneira lúdica é muito interessante para a mobilização contínua dos jovens envolvidos.”

Conferência Regional do JDS – O “Esquenta” é uma atividade preparatória para a Conferência Regional do Movimento JDS de Campinas, que vai além de um simples evento. Trata-se de um movimento que busca engajar e capacitar a sociedade para liderar ações de sustentabilidade. Ao final da conferência, uma carta recomendatória é gerada, sintetizando as propostas discutidas e influenciando políticas públicas e práticas empresariais. O evento do dia 15 em Piracicaba é uma continuidade dos esforços para mobilizar jovens na luta por justiça climática e adaptação local frente aos desafios impostos pelo aquecimento global.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima