Cerca de 2 mil pessoas acompanharam a missa campal realizada na tarde de domingo (8), na praça em frente à Catedral de Piracicaba. A celebração presidida pelo bispo Dom Devair Araújo da Fonseca fez parte das comemorações do Jubileu de Carvalho (80 anos) da Diocese, reunindo também autoridades civis, padres e fiéis de 28 paróquias de Piracicaba e Saltinho.
Na missa jubilar também foi apresentada aos católicos a imagem original restaurada de Santo Antônio, padroeiro da Diocese e da cidade. Um lírio de prata foi colocado na escultura, marcando o retorno da imagem à Catedral no aniversário de 80 da Igreja diocesana. A missa campal foi transmitida ao vivo pela TV Canção Nova e pelo canal do YouTube da TV Oração.
Logo após a celebração, o bispo de Piracicaba demonstrou satisfação com o envolvimento da comunidade católica. “A missa do Jubileu de Carvalho aqui em Piracicaba foi um momento de grande alegria, com uma boa participação, uma presença muito bonita do povo da nossa Diocese. Agradeço a todos pela presença”, disse Dom Devair.
Desde a Festa de Cristo Rei, em novembro de 2023, a comunidade católica das 15 cidades do território diocesano tem participado de eventos religiosos e culturais em comemoração ao Jubileu de Carvalho. Além da missa em frente à Catedral, que reuniu as paróquias das Regiões Pastorais Piracicaba 1, 2 e 3, ocorreram neste ano celebrações também nas regiões pastorais de Rio Claro, Capivari, Santa Bárbara d’Oeste e São Pedro.
PRÓXIMOS EVENTOS – As comemorações continuam no dia 14 de setembro, com o “Jubileu Solidário” em Santa Bárbara d’Oeste, que contará com a presença de Frei Gilson, uma das vozes mais influentes da música católica atual. O evento será das 14 às 21 horas e contará também com apresentações de Juninho Cassimiro, Fraternidade São João Paulo II e Ministério Adoração e Vida. Frei Gilson deve subir ao palco por volta das 17 horas.
No dia 22 de setembro, o Teatro Municipal Erotides de Campos, no Engenho Central, será palco do musical “Virgem das Dores – Da dor à Esperança”, apresentado pela Comunidade Kénosis. Com duas sessões, às 15 e às 19 horas, o musical também é parte das comemorações do Jubileu de Carvalho, trazendo uma mensagem de esperança e renovação espiritual, inspirada na vida e na fé da Santíssima Virgem Maria.
Os ingressos para as duas sessões estão à venda pela plataforma Sympla. A classificação indicativa é de 10 anos, o musical contém cenas de agressão física e morte (recordando a Paixão de Cristo) e temáticas adultas. Crianças de colo, que não ocupam assento, não precisam de ingresso. O espetáculo tem duração de aproximadamente uma hora e meia.
INDULGÊNCIAS – A Igreja Católica Apostólica Romana, por meio de documento emitido pela Penitenciaria Apostólica da Santa Sé, concedeu aos fiéis das 15 cidades pertencentes à Diocese de Piracicaba a possibilidade de obterem indulgências plenárias por ocasião do Jubileu Diocesano de Carvalho. Isso significa que, durante todo o ano jubilar, que se encerrará na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo (dia 24 de novembro de 2024), os católicos poderão obter a remissão total das penas temporais pelos pecados cometidos e perdoados em confissão.