Juventude – Carta traz recomendações sobre adaptação climática

Carta foi desenvolvida durante a Assembleia Cidadã Juventude pelo Clima

Documento elaborado por participantes do Barranco Cultural, Casa do Hip-Hop e Movimento Tô Aqui é encaminhado à Comissão Municipal de Mudanças Climáticas

 

A Comissão Municipal de Mudanças Climáticas (COMCLIMA) de Piracicaba recebeu, na última terça-feira (3), uma carta com recomendações de ações de adaptação climática elaborada por jovens atendidos por organizações sociais locais, como o Barranco Cultural, a Casa do Hip-Hop e o Movimento Tô Aqui. A entrega do documento ocorreu por meio de um ofício enviado ao prefeito, ao secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, ao presidente da Câmara Municipal e à Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

A carta foi desenvolvida durante a Assembleia Cidadã Juventude pelo Clima na periferia de Piracicaba, realizada em junho, com apoio do Projeto Potência Engrenagem do Serviço Social do Comércio (Sesc) e de outros parceiros, incluindo o Mandato Coletivo “A Cidade é Sua”. No encontro da COMCLIMA, ocorrido na quarta-feira passada, houve uma cerimônia simbólica de entrega do documento, na qual os representantes do Movimento Tô Aqui e do Mandato Coletivo apresentaram as nove ações de adaptação climática sugeridas pelos jovens participantes.

As recomendações incluem: 1. Fortalecimento da Defesa Civil de Piracicaba, com a alocação de recursos humanos, financeiros, tecnológicos e de equipamentos adequados; 2. Execução de obras de drenagem urbana e armazenamento de água da chuva, como a construção de piscinões, diques de contenção, canais e tubulações; 3. Redução das perdas de água no sistema público de abastecimento; 4. Manutenção e ampliação da arborização urbana em parques, praças, quintais e calçadas públicas; 5. Instalação de chuveiros públicos para moradores em situação de rua, visando amenizar os efeitos do calor extremo; 6. Campanhas de prevenção a queimadas; 7. Controle da proliferação do mosquito transmissor da dengue, eliminando focos de água limpa parada e destinando corretamente os resíduos sólidos; 8. Incentivo à produção agroecológica local e à sua comercialização entre os consumidores do município; e 9. Implementação de um programa de educação ambiental sobre práticas agrícolas sem queimadas.

Savana Fernandes, representante do Movimento Tô Aqui, destacou a relevância das propostas elaboradas pelos jovens. “A observação e sabedoria popular dos jovens são incríveis. Uma das ações sugeridas foi a instalação de chuveiros públicos para moradores em situação de rua, a fim de mitigar o sofrimento de um dos grupos mais vulneráveis ao calor extremo, que tem se tornado mais frequente e intenso”, afirmou.

Ayri Rando, representante do Mandato Coletivo “A Cidade é Sua”, explicou que as recomendações foram articuladas para que possam ser incorporadas ao planejamento e orçamento municipal nos próximos quatro anos. “Os parceiros que organizaram a Assembleia buscaram incluir essas ações na carta preliminar da Iniciativa A Cidade que Queremos, que será discutida com a sociedade e apresentada aos candidatos à Prefeitura, buscando um compromisso com sua execução”, comentou Rando. Ele também acrescentou que a iniciativa é coordenada pela Casa do Hip-Hop em conjunto com diversos coletivos de Piracicaba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima