Rubens Santana de Arruda Leme
Em épocas de eleições aparece de tudo, de salvadores da pátria a inventores da lâmpada. Os debates têm servido para rirmos, infelizmente da nossa própria desgraça. Na disputa eleitoral pela prefeitura da cidade de São Paulo, surgiu mais um candidato da antipolítica no estilo Bolsonaro (este oriundo de sete mandatos como deputado federal, sic ), agora com discurso futurista , com trejeitos e palavreados de malandro da era moderna, passando para as pessoas incautas e carentes de heróis, a cascata de ser o novo. Para nós, que já presenciamos e vivenciamos, algumas dezenas de disputas eleitorais, essa balela de antipolítica se assemelha ao caso de um centroavante que não gosta de marcar gols.
As redes sociais e o advento da inteligência artificial, nessa sua introdução aos tempos modernos, como revólver nas mãos de uma criança, têm nos trazido sérios problemas, inclusive trogloditas travestidos de futuristas.
Nos debates que já aconteceram, as pessoas mais atentas e bem informadas, apesar do grande circo que se transformaram esses eventos pré-eleições, puderam minimamente diferenciar o joio do trigo. Na minha modesta opinião, em que pesem meus setenta e quatro anos, muitos deles militando na política partidária, a capital paulistana concretamente tem poucas opções no sentido de eleger o novo prefeito(a) dessa verdadeira megalópole. O candidato Datena continua sendo um ótimo animador de jornalismo sensacionalista, Tabata é capacitada intelectualmente, um currículo interessante apesar de jovem, tem um bom futuro se continuar coerente com suas ideias e não se envolver com políticos do baixo clero. Nunes carrega o peso de uma administração complicada, numa cidade com crescimento desordenado, em que as soluções parecem ser um eterno enxugamento de gelo, sem contar o apoio dúbio de Bolsonaro, que está em apoiar a falta de carisma do atual prefeito e o “fenômeno”( mais um dos quais o Brasil é pródigo) do menino mal educado, que pensa que administrar São Paulo é brincar de vídeo game. Finalizando, temos Boulos que já demonstrou ter propostas concretas prá minorar o sofrimento do povo mais humilde da maior cidade da América Latina, tendo como vice a experiente Marta Suplicy, que tem o mérito de ter feito um dos melhores governos da capital paulistana. Resta a esse professor, psicanalista — filho de pais médicos, que têm dedicado a vida ao serviço público — caso vencedor, demonstrar a mesma desenvoltura e coragem, que o levaram a ser uma das maiores lideranças do Movimento Popular da cidade de São Paulo e eleito deputado federal pelo PSOL.
Enfim, num país em que Malufs, Pitas, Collors, Bolsonaros são eleitos, tudo é possível, que os deuses da política nos protejam!
______
Rubens Santana de Arruda Leme, técnico químico industrial, supervisor de higiene e segurança do trabalho, representante comercial autônomo, Rg 5713 093, tel. 99764 0062.