Destaque – Prêmio Saúde Unimed contempla polonesa no Salão de Humor

A médica Poliana Pacello, membro do Conselho de Administração da Unimed Piracicaba, com Junior Kadeshi, durante a entrega simbólica do prêmio Saúde Unimed. CRÉDITO: Juliano Fantazia/Unimed Piracicaba

Mais uma vez, o Prêmio Saúde Unimed é destaque no Salão Internacional de Humor de Piracicaba, que, nesta 51ª edição, elegeu o trabalho da cartunista polonesa Izabela Kowalsca-Wieczorek. Até 3 de novembro, a mostra pode ser vista de quarta a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 12h às 20h, no Armazém 14 do Parque do Engenho Central.

“É sempre um privilégio participar de uma exposição tão representativa para o humor gráfico mundial. Há mais de duas décadas, a nossa Cooperativa entende que lazer, arte e cultura contribuem para a saúde emocional da comunidade”, comentou Carlos Joussef, presidente da Unimed Piracicaba.

Neste ano, foram escolhidos 453 trabalhos, produzidos por 229 artistas, de 23 países. A mostra conta com 135 obras a mais em relação à histórica edição de 50 anos, em 2023, segundo a Secretaria Municipal de Ação Cultural (Semac).

“Sou extremamente grata aos organizadores e membros do júri por me darem o prêmio em um segmento tão importante e sério como a saúde. Estou realmente surpresa e muito feliz”, disse a artista premiada pela Unimed Piracicaba, em vídeo gravado, durante a abertura oficial da exposição, no último sábado.

Compõe a exposição produções de humor, nas categorias cartum, charge, caricatura, quadrinhos, temática (Mulher) e escultura, enviadas de países como Arábia Saudita, Argentina, Bélgica, Bósnia-Herzegovina, Brasil, China, Colômbia, Cuba, Eslováquia, Espanha, Estados Unidos, Índia, Indonésia, Irã, Israel, Itália, Polônia, Portugal, Romênia, Sérvia, Turquia, Ucrânia e Uruguai.

“A cada ano, o Prêmio Saúde Unimed ganha mais visibilidade entre os artistas gráficos que participam do Salão. Haja visto os mais de 200 trabalhos inscritos com esta temática. Promover reflexões sobre o assunto é de extrema importante para o desenvolvimento do pensamento crítico, bem como uma reverência à expressão artística do autor da obra”, completou o dirigente.

Para Junior Kadeshi, diretor do Salão, a parceria de mais de duas décadas com a Cooperativa engrandece ainda mais a mostra. “Rir é o melhor remédio para todos os males. E o equilíbrio entre mente, alma e corpo é fundamental para a nossa saúde e o bem-estar. E disso, a Unimed e o Salão de Humor entendem”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima