HELINHO ZANATTA (PSD) DIZ QUE
ENFRENTARÁ CRISE HABITACIONAL
“Com nossa experiência em gestão, comprovada na cidade de São Pedro com a regularização do bairro São Dimas e tantos outros, sabemos que enfrentar a crise habitacional é fundamental para o planejamento urbano. Moradia digna é segurança para as famílias que se reflete no bem-estar de toda a cidade. Fomos reconhecidos com diversos prêmios nacionais por nossa gestão eficaz, que incluiu a descentralização da saúde”, explica Helinho Zanatta. A Tribuna continua a série de entrevistas com os candidatos a prefeito, tendo sido publicadas as entrevistas da Professora Bebel (PT), Barjas Negri (PSDB), Alex Madureira (PL), Luciano Almeida (PP), faltando as de Paulo Campos (Podemos), Vinicius Bena (PCB) e Edvaldo Brito (Avante).
ITAPERU – I
A candidata Professora Bebel (PT) trouxe uma informação importante para entender o que aconteceu no sistema de tratamento de esgoto em Piracicaba. Ela lembrou que, ainda na gestão do ex-prefeito José Machado (PT), o objetivo era que a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) fosse implantada no Itaperu.
ITAPERU – II
Professora Bebel recorda, porém, que a decisão de levar a ETE para a região da Ponte do Caxão, nas proximidades do bairro Algodoal, foi do ex-prefeito (e agora candidato) Barjas Negri (PSDB). A mudança encareceu o sistema, já que, por estar próximo de área residencial, a ETE Ponte do Caxão tem uma tecnologia (mais avançada, é verdade) que evite o mau cheiro. Mas é mais cara.
ITAPERU – III
Como bem analisou um destes comentaristas que o Capiau, idoso e cansada, encontra por aí: “uma coisa é certa, a mudança impactou no custo do sistema e foi uma decisão política da época, tomada pelo então prefeito Barjas Negri”.
POUPATEMPO
Os postos do Poupatempo em todo o Estado estarão fechados neste sábado, 7 de setembro, feriado nacional do Dia da Independência do Brasil. As atividades presenciais nas 243 unidades em funcionamento serão retomadas na segunda-feira (9/9), mediante agendamento prévio. É importante destacar que, durante o feriado, as opções digitais permanecem disponíveis à população através do portal www.poupatempo.sp.gov.br, do aplicativo Poupatempo SP.GOV.BR, dos totens de autoatendimento e pelo WhatsApp, no número (11) 95220-2974.
ALGUMAS! – I
Ao analisar os resultados das últimas pesquisas de intenção de voto em algumas cidades pelo interior do estado de São Paulo, é possível notar a arrancada que alguns candidatos deram em suas campanhas, entre outros fatores, por conta da declaração de apoio de figuras de destaque na política nacional.
ALGUMAS! — II
Entre candidatos apoiados por Jair Bolsonaro (PL), é possível encontrar alguns exemplos de resultados melhores desde que o ex-presidente passou a defendê-los para o seu eleitorado.
ALGUMAS! — III
Na pesquisa divulgada na última terça-feira (3) pela Real Time Big Data para a prefeitura de São Carlos, o candidato Netto Donato (PP), apoiado pelo prefeito Airton Garcia e por Bolsonaro, tem 34% das intenções de voto e avança rapidamente sobre o petista Newton Lima, que está com 43%.
ALGUMAS! — IV
Em junho, a diferença entre eles era bem maior (13% e 41%, respectivamente). A favor de Donato pesam os números de rejeição a Lima, com 46% dos entrevistados afirmando que não votam nele de jeito algum. Donato tem 32%.
‘PARDO’ – I
Vídeo que circula em grupos de troca de mensagens mostra um comentário do programa Balanço Geral, apresentado pela Rede Record, sobre a mudança de ‘cor/raça’ do candidato a prefeito de Piracicaba, Alex Madureira (PL). Em 2018, quando ele disputou a eleição para deputado, ele se declarava ‘branco’. Agora, na disputa pelo Executivo Municipal, ele se apresenta como ‘pardo’.
‘PARDO’ – II
No programa jornalístico, o advogado especialista em Direito Eleitoral, Guilherme Guimarães, explicou que não poderia tecer comentários sobre um dado material, ou seja, diretamente do caso de Alex, mas lembrou que a quantidade de candidatos negros ou pardos pode influenciar, nas próximas eleições, o tempo de TV e distribuição de recursos.
‘PARDO’ – III
Guimarães salientou, ainda, que o Ministério Público Eleitoral pode apresentar denúncia por falsidade ideológica eleitoral, caso verifique uma informação declarada pelos candidatos não seja verdadeira. “Mas sempre é necessário fazer uma análise mais pontual para que pode entender qual a razão de um candidato fazer afirmação oposto em diferentes pleitos”, disse.
‘PARDO’ – IV
A assessoria do candidato Alex Madureira (PL) enviou ao programa jornalístico uma explicação, destacando que, em 2018, na sua primeira eleição, ele foi incluído no sistema do TSE como ‘branco’, mas que, desde 2022, e, agora, em 2024, quando foi possível declarar sua cor/raça, ele se declarou como pardo.