Jane Franco Oliveira
A novidade já começou a chamar a atenção pelas ruas e avenidas de Piracicaba. A utilização do pavimento de concreto em vias urbanas é uma iniciativa que veio para ficar e faz parte do grande pacote anunciado pela Prefeitura Municipal, que está realizando a recuperação da malha viária urbana numa extensão de 258 km, sendo 45 km contemplados com a pavimentação em concreto.
O sistema é comum em países como o Canadá, Chile, Argentina, Colômbia e EUA. No Brasil, essa tecnologia está sendo utilizada em corredores de ônibus (BRTs) de Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Recife (PE), Brasília (DF) e Rio de Janeiro (RJ), algumas vias e praças em São Paulo (SP), loteamentos em Campinas (SP), Sete Lagoas (MG) e vias de Vitória (ES).
A utilização do pavimento de concreto em vias urbanas está fundamentada sobre o tripé da sustentabilidade, apresentando alta performance em questões econômicas, sociais e ambientais, as quais passo a descrever.
Em relação ao custo-benefício, a pavimentação de concreto é, em média, de 4% a 10% mais barata do que o asfalto, já a custo inicial, com vida útil bem maior, com pelo menos 20 a 30 anos de durabilidade. Além disso, o concreto pode suportar cargas pesadas, tornando-se especialmente eficiente em áreas onde há necessidade de maior resistência e durabilidade, como em corredores que suportam tráfego intenso e exigem baixa manutenção. Com certeza essa iniciativa vai acabar com aqueles buracos intermináveis em Piracicaba, que tantos transtornos causaram à população e que criaram uma cultura de restauração, com serviços de manutenção de baixa durabilidade que necessitavam de recape com frequência.
Aliás, quando se fala em manutenção na pavimentação de concreto, ela é esporádica e pontual para a troca da selagem das juntas, em média a cada 10 anos. Mesmo assim este processo é rápido e não causa grandes interdições no trânsito quando necessário.
A superfície clara da pavimentação de concreto também contribui para a redução da temperatura ambiente (cerca de 5º C), e como consequência, diminui os gastos de energia com o ar-condicionado e reduz a poluição ambiental. A redução chega a até 17º C na temperatura medida na superfície do pavimento de concreto em relação àquelas medidas na superfície de pavimentos asfálticos.
A cor mais clara também reflete melhor a luz, permitindo uma economia de 30% a 60% de energia elétrica na iluminação pública e na sinalização, bem como, proporciona uma melhor visibilidade aos motoristas, com até 30% a mais de reflexão de luz.
O novo sistema também trará mais segurança aos motoristas, eliminando o fenômeno da aquaplanagem dos veículos. A texturização empregada no pavimento de concreto elimina esta ação, quebrando a lâmina milimétrica de fluídos que poderiam se formar, especialmente em dias de chuva.
Uma outra vantagem do pavimento de concreto é que, por apresentar uma superfície plana e sem ondulações, resulta em menor resistência na condução dos veículos, gerando assim uma economia de aproximadamente 1.000 litros de combustível/ano.
Por tudo isso podemos dizer que Piracicaba hoje está fazendo parte do seleto grupo de cidades brasileiras que estão promovendo a substituição dos pavimentos de asfalto por pavimentos de concreto, indo em conformidade a uma nova tendência mundial, principalmente em razão do seu apelo tecnológico, sustentável, econômico e mais durável.
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Jane Franco Oliveira é secretária de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran)