A adaptação da Cedan (Companhia Estável de Dança de Piracicaba) para Carmen, baseada no clássico romance homônimo do século 19, escrito pelo francês Prosper Mérimée, será pela primeira vez apresentada na íntegra na sexta-feira (6), às 20h, no palco do Teatro Municipal Erotides de Campos, o Teatro do Engenho. A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados uma hora antes do início do espetáculo na bilheteria do teatro.
O balé, com 50 minutos de duração, tem música do compositor francês de óperas da Era Romântica, Georges Bizet, e é coreografado pela renomada bailarina e coreógrafa Daniela Severian. A direção geral da companhia é de Camilla Pupa. Neste espetáculo, dança clássica e a dança contemporânea se interconectam para dar vida às personagens icônicas desta composição considerada um clássico.
Em uma das suítes, Carmen se envolve em uma briga na tabacaria onde trabalha, sendo presa pelo sargento Don José que deixa-se seduzir pelos encantos e sensualidade da jovem cigana. Em palco, Carmen é interpretada pela bailarina convidada Juliana Tarumoto. Já José ganha movimento com o bailarino convidado Alan Marques. Ao todo, são 15 bailarinos na montagem.
Camilla fala sobre a montagem de Carmen. “Foi prazer receber Daniela Severian, estrela brasileira de primeira grandeza, coreografando está obra com muita sensibilidade e cuidado com cada bailarino na execução da sua obra. Carmen, um clássico tanto da música de Bizet, como no balé ou na ópera, ainda é uma obra contemporânea, coreografada na atualidade e ao mesmo tempo comum ao nosso dia a dia”.
SERVIÇO – Balé Carmen, da Cedan (Companhia Estável de Dança de Piracicaba). Sexta-feira (6), às 20h, no Teatro Municipal Erotides de Campos. Na avenida Maurice Allain, 454. Entrada gratuita: os ingressos devem ser retirados uma hora antes do início do espetáculo na bilheteria do teatro. Informações: 3403-2600.