Restaurante foi palco de programa histórico da Rádio Educadora, que teve apoio do jornal A Tribuna Piracicabana e da TV Metropolitana de Piracicaba
O programa Comentaristas da Educadora é um dos mais antigos da Rádio Educadora Piracicaba, e ontem, 29, pela primeira vez em sua história, o programa foi realizado fora do estúdio da rádio. Com o apoio do jornal A Tribuna Piracicabana e da TV Metropolitana de Piracicaba, a Rádio Educadora transmitiu ao vivo o programa direto do Restaurante Pintado na Brasa.
Além do locutor Jairinho Mattos no comando do programa, a transmissão especial contou com a presença do diretor da Tribuna Evaldo Vicente, dos jornalistas Cecílio Elias Neto e Danilo Telles, dos advogados Antonio Messias Galdino, que também foi redator do Diário, e Luis Beltrame e dos radialistas Pedro Marcílio e Waldir Guimarães.
“Um dia importante para toda a comunicação de Piracicaba e região. Diante destas figuras proeminentes do jornalismo está um pouco da história da comunicação e do direito de Piracicaba”, afirmou o radialista Waldir Guimarães.
Durante o bate papo, muitos causos do jornalismo piracicabano. “Eu comecei em 1957. Certo dia Cecílio me pediu para conversar, ainda no antigo jornal Diário. Saí de lá como redator chefe”, contou o ex-redator e advogado Galdino.
“O jornal impresso hoje está caminhando mais para a reflexão, opinião e discussão e menos investigativo. Porque ele perde, logo de manhã para a internet. O jornal impresso só vai dar a notícia no dia seguinte. Hoje tenho a convicção que o principal papel dos meios de comunicação está na mídia impressa. O impresso tem a responsabilidade de refletir e analisar. Ao passo que as mídias eletrônicas são muito rápidas. Essas mídias informam e os jornais têm que refletir”, avaliou Cecílio Elias Neto.
“Somos seres humanos, seja um advogado ou um jornalista, seja médico, não tem gente que não tenha opinião. Quando me falam sobre ética, a ética do jornalista, ética do médico, não. É a ética do cidadão. Ou vamos ter um jornal, como eu procuro construir há 50 anos, que aceite a pluralidade de ideias, ou vamos ter essa bagunça das redes sociais e isso não é jornalismo”, analisou Evaldo Vicente.
Ao longo do programa o prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida (PP), também chegou à mesa de jornalistas. “Muito orgulho ver estas instituições tão relevantes firmes e fortes enquanto muitas outras quebraram. Vocês são os olhos e muitas vezes os fiscais que trazem as informações’, comentou Luciano.
O jornalista Danilo Telles, da TV Metropolitana de Piracicaba, finalizou enaltecendo o encontro. “É um momento histórico para a Educadora e para a radiodifusão de Piracicaba. Estamos em torno de amigos e isso deixa claro que vale muito mais todos vocês aqui do que muito dinheiro no bolso”.
O programa Comentaristas da Educadora vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h às 13h20.