Segurança pública e o papel transformador do vereador

Rafael Jacob

A segurança pública é, sem dúvida, uma das preocupações da população de Piracicaba. Embora ainda seja considerada uma cidade segura para a média brasileira, para que os cidadãos possam viver suas vidas com tranquilidade — seja indo ao trabalho, frequentando a escola ou desfrutando do aconchego de seus lares — é essencial que nossa cidade conte sempre com uma estrutura de segurança eficaz e robusta. Nesse cenário, o papel do vereador se destaca como um dos pilares fundamentais na criação e implementação de políticas que garantam essa proteção.

A expansão urbana de Piracicaba, infelizmente, não foi acompanhada pelo planejamento adequado, gerando diversos problemas, inclusive o crescimento desordenado e acelerado do perímetro urbano. Assim, dentre as várias questões de infraestrutura que precisam ser aprimoradas, existe também à atenção necessária a ser dada à Segurança Pública e a necessidade de novos projetos que garantam a paz e a tranquilidade de todos os moradores de nossa querida cidade.

A Câmara dos Vereadores, como guardiã dos interesses da população, tem o dever de corrigir a lacuna de falta de infraestrutura, inclusive da segurança. Assim, não basta apenas acompanhar os projetos acompanharem o crescimento da cidade; é preciso antecipar os problemas e propor soluções inovadoras que estejam à altura dos desafios e previsões de expansão atuais.

Um ponto de partida importante é o aumento do efetivo da Guarda Civil Metropolitana (GCM). No entanto, é preciso ir além, implementando uma abordagem transformacional que redefina a forma como a segurança pública é encarada. A reciclagem constante dos profissionais da GCM, com treinamentos que incluam defesa pessoal e técnicas avançadas de intervenção, é um passo fundamental para garantir que esses profissionais estejam sempre preparados para enfrentar as mais diversas situações.

Além disso, a adoção de tecnologias inovadoras pode ser uma solução eficaz e sustentável para otimizar o uso dos recursos disponíveis. A instalação de totens avançados de monitoramento, equipados com câmeras inteligentes e posicionados estrategicamente pela cidade, tem o potencial de revolucionar a segurança pública em Piracicaba. Esses dispositivos, operando 24 horas por dia, não só ampliam a capacidade de vigilância, como também permitem uma melhor alocação dos profissionais da GCM, que poderão concentrar seus esforços em áreas mais críticas.

A responsabilidade de criar e implementar essas soluções cabe, em grande parte, à Câmara dos Vereadores. Enquanto o poder executivo se ocupa da execução do orçamento e das obras de zeladoria, é função do legislativo municipal propor e aprovar projetos que garantam a segurança e o bem-estar da população. Mais do que nunca, é necessário que nossos vereadores estejam capacitados e comprometidos com o futuro da cidade, elaborando propostas que integrem o que há de mais moderno em tecnologia e metodologia de segurança pública.

O papel do vereador não se restringe apenas à criação de leis, mas se estende à transformação da realidade local, visando sempre o bem comum. Ao planejarem adequadamente o futuro de Piracicaba, nossos representantes têm a oportunidade de construir uma cidade onde a segurança pública seja uma constante, permitindo que todos possam viver, trabalhar e circular em qualquer região com paz e tranquilidade.

____

Rafael Jacob, Engenheiro Mecânico pela Universidade de São Paulo (USP) com Especialização na Europa. É candidato a vereador pelo Partido Verde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima