A manifestação foi em frente à Alesp e Bebel, pré-candidata a prefeita de Piracicaba, fez questão de participar e defender a luta dos estudantes
A deputada estadual Professora Bebel (PT) e pré-candidata a prefeita pela “Federação Brasil da Esperança” participou na tarde da última quarta (14) de ato das principais entidades do movimento estudantil brasileiro em defesa da educação pública de qualidade e falou que seu compromisso será fazer com que a educação em Piracicaba seja referência para o Brasil. A manifestação foi realizada em frente à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e Bebel, que também é pré-candidata a prefeita de Piracicaba, fez questão de participar e defender a luta dos estudantes, para garantir maiores investimentos na educação pública, assim como destacou que se eleita a educação nas creches e escolas de Piracicaba será referência no país, atendendo as necessidades dos filhos da classe trabalhadora.
De acordo com Bebel, que é segunda presidenta licenciada da Apeoesp, a mobilização ocorreu em resposta ao bloqueio de R$ 15 bilhões do orçamento federal para 2024, sendo R$ 1,28 bilhões destinados à educação. “Também nos colocamos contra a reforma do ensino médio e o projeto de lei que propõe o corte de verbas da educação no estado de São Paulo. Infelizmente, a nossa luta contra a aprovação da PEC 09, do ano passado, proposta pelo governador Tarcísio de Freiras, que prevê a redução de 30% para 25% do orçamento para a educação continua na Assembleia Legislativa e poderá ser colocada em votação a qualquer momento, portanto, temos que nos mantermos mobilizados”, destaca.
A participação neste ato, conforme explica Bebel, visou única e exclusivamente contribuir para fortalecer esta ação do movimento estudantil, fundamental para garantir a defesa da educação pública que vem sendo atacada pelo governo estadual. “Participei, sempre me colocando em defesa de uma educação pública de qualidade e inclusiva para os filhos e filhas da classe trabalhadora. Em Piracicaba, aonde sou pré-candidata a prefeita, uma das nossas prioridades será cuidar da educação pública, valorizando os professores e demais profissionais da educação, e também investindo em infraestrutura, para garantir que a educação oferecida pelo município contemple o que sempre defendemos e seja referência em todo país”, completa.