Evento realizado no Engenho Central no último domingo (11) celebrou o mês do voluntariado
O Fundo Social de Solidariedade (Fussp) recebeu ontem (13) 2.600kg de alimentos arrecadados durante a 2ª edição da Caminhada Movimento do Bem, evento solidário realizado pela Prefeitura de Piracicaba, Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) e Simespi (Sindicato Patronal das Indústrias do Setor Metalmecânico de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras), que reuniu cerca de 1.000 pessoas nos arredores do Engenho Central no último domingo (11).
As inscrições eram gratuitas mediante a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis. Os itens serão destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade social, cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), por meio do Fussp. “Foi uma caminhada incrível. Mesmo com frio, centenas de pessoas reservaram um tempinho do domingo para celebrar a solidariedade, fazendo o bem. Agradeço mais um ano de parceria e reforço que as doações terão a destinação correta por meio da gestão de alimentos do Fussp”, disse Andréa Almeida, presidente do Fussp.
A iniciativa celebrou o mês do voluntariado, que é comemorado no dia 28 de agosto. A Prefeitura realizou o evento por meio do Fussp, da Secretaria Municipal de Lazer e Atividades Motoras (Selam), da Secretaria Municipal de Ação Cultural (Semac), e da Secretaria de Governo (Semgov).
Ao todo, 40 voluntários participaram da ação. Silvanete Neves, coordenadora do Conselho da Mulher Empresária (CME) da Acipi, destacou a importância do evento para a comunidade piracicabana. “A adesão do público e a arrecadação atingida nos enche de alegria, e reforça o papel social da caminhada. Ano que vem tem mais”.
De acordo com Elisângela Libardi, coordenadora do Conselho da Mulher Executiva (Comespi), a união entre os participantes e voluntários foi fundamental para o sucesso da caminhada. “O envolvimento de todos foi essencial. Agradecemos a todos os participantes e doadores que somaram a essa causa tão nobre”, disse.
CAMINHADA — Os participantes seguiram o trajeto pela Ponte do Mirante, passando pelas avenidas Beira Rio e Alidor Pecorari, finalizando na Ponte do Morato e no Bosque do Engenho. A caminhada contou com a participação do Xou das Corredoras e Pernas Caipiras. No retorno, os participantes foram recebidos com trilha sonora ao vivo da Mississipi Jazz Band e pela carismática Capivara Mona. O encerramento contou com o sorteio de 21 brindes, entre eles, duas bicicletas, pares de tênis, caixas de som entre outros.
Katia Barbosa, cabeleireira, realizou o trajeto junto com o marido e o filho de 2 anos. “Foi a primeira vez que participamos e adoramos a camiseta da Caminhada do Bem. Levamos uma amiga para caminhar conosco e foi uma experiência totalmente diferente. Meu filho Rhavi curtiu o trajeto e as apresentações. Não vemos a hora de participar de mais eventos como esse”, destacou.
Elisangela Pimpinato Beraldo, esteticista, pretende participar das próximas edições da caminhada Movimento do Bem. “Minha amiga sempre participa de eventos solidários como esse, e nos convidou para acompanhá-la neste domingo. Doei alimentos, recebi a camiseta e adorei a experiência”, contou.
REALIZAÇÃO — O evento foi realizado pela Acipi, por meio do CME e do Simespi, por meio do Comespi. Nesta edição, os patrocinadores foram Amplitec, Coplacana, Elring e Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos (Ouro); Apparence, Bom Peixe, Cigana, CRHP (Centro de Reprodução Humana de Piracicaba), Drogal, Fermentec, Frias Neto, Fundiart, Honda Aversa, Lourenço Alimentos, Pecege, UCAF, Uniodonto, Unimed Piracicaba e Veman (Prata), com apoio de Noiva da Colina Seguros, Café Morro Grande, B. Flow Suplementos, DSK Ambiental, Jornal de Piracicaba, Onda Livre, Paques, Rossi Rasera e Tecnal.