Este ano, a maior rede privada de bancos de alimentos da América Latina, Sesc Mesa Brasil, completa 30 anos de atuação no combate à fome e ao desperdício de alimentos. Todos os dias, o programa coleta alimentos em empresas doadoras e os entrega a instituições sociais que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Para celebrar os resultados obtidos em três décadas e convidar o público a participar da ação contra a fome o Sesc São Paulo – local em que o programa iniciou em 1994 – realiza o Festival Sesc Mesa Brasil. Nos dias 10 e 11 de agosto, as unidades da capital, interior e litoral terão mais de 80 apresentações artísticas gratuitas, para adultos e crianças, além de abrir seus espaços para receber doações de alimentos não perecíveis. “As ações que marcam esses 30 anos de atuação do programa Sesc Mesa Brasil são uma oportunidade de reforçar, junto à população, a importância de iniciativas que promovam o direito humano à alimentação adequada”, afirma Luiz Galina, diretor regional do Sesc São Paulo.
Em Piracicaba a programação gratuita do Festival Sesc Mesa Brasil traz um espetáculo voltado ao público infantil no sábado, dia 10, às 16h. E no domingo, dia 11, às 15h30, show musical com a Banda Forró da Morada. O público que comparecer está convidado a contribuir doando alimentos não perecíveis.
Campanha – O Festival Sesc Mesa Brasil também marca o início de uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis. Em pontos de coleta nas unidades de todo o estado de São Paulo, o público poderá doar. Os itens arrecadados serão destinados a instituições sociais atendidas pelo Sesc Mesa Brasil. Além do ponto de coleta na unidade do Sesc Piracicaba, em nossa cidade a Campanha de Arrecadação de Alimentos acontece também em Supermercados parceiros do programa: Delta Supermercados, Ettori, Balan e JJR Jardim Monumento. O objetivo é mobilizar as pessoas a conhecerem e contribuírem ao trabalho sólido que o Sesc, instituição mantida pelo empresariado do comércio de bens, serviços e turismo, desenvolve junto das empresas doadoras e que conta com reconhecimento nacional e internacional, tendo sido certificado como parceiro do programa Fome Zero, criado pelo Governo Federal Brasileiro, logo em seu início no ano de 2003.