Sustentabilidade – 2ª Expo ESG reforça protagonismo nacional da cidade na agenda global

O evento já tem a sua terceira edição garantida e será realizada no ano que vem

 

A EXPO ESG 2024, um dos maiores eventos sobre o tema na América Latina voltado para a discussão de práticas sustentáveis no mundo corporativo, encerrou seu ciclo de debates em Piracicaba, com palestra do climatologista Carlos Nobre. Um dos maiores especialistas em clima do país, ele falou para o público sobre a importância da bioeconomia da Amazônia e como o desenvolvimento sustentável da região pode ser um trunfo para a economia brasileira, dado seu potencial de geração de emprego e renda.

Segundo Nobre, pelo menos 10 milhões de pessoas da região poderiam ser positivamente impactadas, com ações como criação de biofábricas ou o reflorestamento de áreas desmatadas. “A sociobioeconomia é rentável e uma alavanca para a geração de empregos.  Precisamos transformar o Brasil na maior potência bioeconômica do mundo e temos condições para isso, com a junção de conhecimento científico com o saber tradicional dos povos da Amazônia. Essa é a chave do sucesso do desenvolvimento sustentável com a floresta em pé”, afirmou.

O especialista detalhou o projeto do Arco da Restauração, que tem o objetivo de recuperar 24 milhões de hectares de floresta para preservar a biodiversidade. Para isso, o Fundo Amazônia e o Fundo Clima juntos já têm disponíveis US$ 200 milhões para investimentos.

Debates pelo ESG – Nos dois dias de intensos debates, mais de 26 mil pessoas passaram pelos galpões do Engenho Central, em Piracicaba, onde se aprofundaram sobre temas importantes da agenda ESG como Sustentabilidade Empresarial, Economia Circular, Gestão de Pessoas, Liderança Feminina, Agronegócio, Mercado de Carbono, entre outros assuntos.

“Não poderia estar mais feliz com o resultado da Expo ESG, que coloca Piracicaba na liderança do debate sobre a adoção das práticas ESG nas cidades e nas corporações. Fomos pioneiros na criação de um evento deste porte, trazendo debates importantes para o futuro do planeta”, celebrou Evandro Evangelista, CEO da Manifesta Eventos, organizadora da Expo ESG. A Expo ESG contou com a participação de mais de 55 palestrantes, representando grandes empresas como Nestlé, PwC, Bayer e Totvs, e especialistas como Sonia Consiglio, Conselheira e SDG Pioneer da ONU.

O público pode acompanhar debates relevantes sobre investimentos ESG das grandes empresas, a importância da ética e da gestão de pessoas, com a inclusão de mais mulheres e negros em cargos de liderança, e como as novas gerações do agronegócio está investindo em tecnologia e inovação para ser mais sustentável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima