A rede socioassistencial participou, ontem (7), de capacitação com o tema Expandindo Redes: manejo ampliado da amamentação. O evento realizado no auditório da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), encerra a 8ª edição da Semana Municipal de Aleitamento Materno (SMAM), da Secretaria Municipal de Saúde, promovida por meio do Comitê Municipal de Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável.
O objetivo da ação é fortalecer a capacidade da rede de apoio para proteger, promover e apoiar a amamentação em todos os níveis da sociedade, para que os índices de aleitamento materno sejam melhorados no município.
Fabíola Cassab, advogada, doula, laserterapeuta e especialista em aleitamento materno falou sobre os benefícios da amamentação para o desenvolvimento da criança, ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, a cultura da amamentação e apresentou o histórico de abordagem ao tema desde 1992. “Nosso papel enquanto sociedade é informar, apoiar, articular e aprimorar o aleitamento materno; as crianças que são amamentadas tendem a ficar menos doentes e assim teremos uma população mais saudável. Este é um alimento que permite a segurança alimentar. Amamentar é educar para a vida e o aleitamento é um direito”, disse.
Durante o evento, Ana Paula Vioto Ferraz, nutricionista do CPAN (Coordenadoria de Programas de Alimentação e Nutrição), apresentou as ações do Programa Municipal de Aleitamento Materno, destacando a importância do trabalho em rede no que se refere à promoção da amamentação.
Ludmila Tavares, doutora em Saúde Pública, especialista em Aleitamento Materno e Cuidado Materno-Infantil e presidente do Comitê de Aleitamento Materno trouxe reflexão sobre a função de cada um no aleitamento materno. Participaram da capacitação, profissionais do Criança Feliz, equipe Volante, Proteção Social Básica, Proteção Social Especial, Epsemc, coordenadoria de Inclusão Produtiva, Segurança Alimentar, Educação Permanente, entre outros.