Os artistas de destaque do 69º SBA (Salão de Belas Artes de Piracicaba), vencedores de medalha, prêmios aquisitivos e menções honrosas, receberam as respectivas honrarias na noite da última sexta-feira (2), na noite de inauguração da mostra na Nova Pinacoteca Miguel Dutra, dentro do Armazém 14A (Parque do Engenho Central). O evento reuniu mais de 100 pessoas entre artistas, público espontâneo e autoridades. O salão é realizada pela Prefeitura, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural).
O 69º Salão de Belas Artes recebeu inscrições de 170 artistas, com 584 trabalhos de 11 estados brasileiros. Após os trabalhos do júri de seleção e premiação – grupo formado por Antônio Paulo Klein, Bruno Portella Motono, Karen Cristiana Pezolito Cunha, Liliana Maria Antunes Correa Ferreira Alvez e Oscar D’Ambrosio – em duas etapas, 19 artistas foram selecionados com 46 trabalhos, entre pinturas, desenhos nas técnicas de óleo sobre tela, nanquim, pastel, esculturas, entre outros materiais.
Nesta edição, 13 artistas tiveram obras premiadas: cinco artistas foram premiados com o Prêmio Aquisitivo Prefeitura Municipal; cinco foram premiados com o Prêmio Aquisitivo Câmara de Vereadores e três artistas foram premiados com o Prêmio Menção Honrosa.
A Medalha de Ouro foi para Maurício Suzuki, com a obra Maria; a Medalha de Prata foi para Adriano Paulo Padilha, com a obra A Imagem e Semelhança; e a Medalha de Bronze foi para Antônio Carlos de Lameida, com a obra A Pequena Vendedora de Tecidos.
Suzuki, Padilha e Lameida também receberam neste 69º SBA o Prêmio Aquisitivo Prefeitura Municipal de Piracicaba, a mesma honraria concedida a Jefferson Batista do Prado, com a obra Serviçal de Samurai 01, Jesser Valzacchi, com o trabalho Reflexo da Lembrança, Edmar Osti, com a obra Retrato Laura 02, e Gonzalo Ivar Carcamo Luna, com a obra Cavalos na Cachoeira.
Já o Prêmio Aquisitivo Câmara de Vereadores de Piracicaba foi concedido a Mario Bibiano da Silva, com os trabalhos Cabana Urbana 10 e Cabana Urbana 11, a Nikolas de Murtos Vilhena, com Autorretrato, e Tatiana Isabel Gallo Cipoli, com o conjunto de trabalhos Com que Roupa? Nº01, Com que Roupa? Nº02, Com que Roupa? Nº03, Com que Roupa? Nº04, Com que Roupa? Nº05 e Com que Roupa? Nº06.
As Menções Honrosas foram entregues aos artistas Jeferson Batista do Prado, com o trabalho Serviçal de Samurai 01, Jesser Valzacchi, com o trabalho Reflexo de Lembrança, e Nikolas de Murtos Vilhena, com Autorretrato.
A diretora da Nova Pinacoteca, Renata Gava, ressaltou o desafio e responsabilidade em entregar a 69ª edição do tradicional Salão de Belas Artes. “É um salão reconhecido no trânsito das Belas Artes no âmbito nacional, e a comissão e o júri refletiram sobre este peso durante os processos do evento. Queremos que a arte aproxime mais a sociedade”.
“Na arte, é preciso deixar a criança existir para criar. Além disso, entendemos que, ao longo destes quase 70 anos do salão, mudou muito o jeito de se pensar as Belas Artes e fazer um evento deste gênero. O fato de estar aqui, em mais uma inauguração do SBA, já é resistência”, enfatiza o jurado Oscar D’Ambrosio.
Presente na noite de inauguração do 69º SBA, Renan Nakano, de 32 anos, aprovou o conjunto de obras expostos na Nova Pinacoteca. “É a primeira vez que visito um SBA e achei interessante como artistas de todo o Brasil estão pensando a arte acadêmica”.
Eliana Rovai, de 62 anos, classifica o 69º SBA como ‘maravilhosa’. “A exposição apresenta quadros espetaculares e estou impressionada com tamanha qualidade das obras. É a minha primeira vez acompanhando um Salão de Belas Artes. Adorei as obras do premiado Adriano Paulo Padilha, uma técnica incrível e cheia de pequenos detalhes”.
SERVIÇO – 69º Salão de Belas Artes de Piracicaba na Nova Pinacoteca Municipal Miguel Dutra, no Armazém 14A do Engenho Central. Acesso pela passarela Pênsil. Visitação de terça-feira a domingo, além de feriados, das 9h às 17h, até 6/10. Entrada gratuita. Informações: 3403-2600.