
As equipes do Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA) – vinculado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde – vão realizar mais um Arrastão da Dengue no próximo sábado (3), das 8h às 14h. A ação vai passar na região do Morumbi, passando também pelos bairros Vila África, Noiva da Colina, Santa Isabel, Jardim Petrópolis, Jardim Piracicabano, Jardim Virgínia e Reserva Imperial, com ponto de encontro no Tiro de Guerra.
No último sábado, 27/07, as equipes do PMCA retiraram 3,75 toneladas de inservíveis em ação que passou pelos nos bairros Piracicamirim, Parque Prezotto, Maracanã, Vila Prudente, Jardim Bandeirantes, Jardim Pombeva e São Simão. O objetivo dos arrastões é o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana. A programação está sujeita a alterações.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica (VE), de 01/01 a 30/07 de 2024 foram registradas 60.608 notificações para a dengue com 29.613 casos positivos e 12 óbitos. No mesmo período de 2023, foram 12.429 notificações, 2.885 casos confirmados e três óbitos. Em 2022, foram 6.295 notificações, 1.400 confirmações, e um óbito.
Para denunciar imóveis abandonados ou locais que tenham possíveis criadouros da dengue bastar registrar solicitação no SIP 156 e outras orientações no PMCA pelo telefone (19) 3427-3351.
VACINAÇÃO – A aplicação da vacina contra a dengue em crianças e adolescentes na faixa etária entre 10 e 14 anos segue em Piracicaba. Para receber o imunizante é necessário apresentar documento de identificação com foto, Cartão Pira Cidadão ou Cartão Nacional do SUS. A imunização acontece em todas as unidades de saúde da cidade, de segunda a sexta-feira, nas UBSs das 8h às 15h (exceto UBS Paulista – antigo Crab) e USFs (Unidades de Saúde da Família), das 8h às 16h. A imunização é composta por duas doses, ou seja, uma agora e outra com um intervalo de três meses. Até o momento, 1.998 adolescentes já receberam a primeira dose da vacina contra a dengue.