Prevenção – Santa Casa investe em treinamentos de segurança

Extintor: treinamento de segurança Sesmt. Crédito: Divulgação

No Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, 27 de julho, Instituição ressalta importância da prevenção

 

 

O Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, celebrado no Brasil em 27 de julho, foi criado em 1972 para conscientizar sobre a importância da segurança no ambiente de trabalho e promover práticas que evitem acidentes e doenças ocupacionais, a fim de manter condições de trabalho seguras, saudáveis e dignas.

De acordo com o engenheiro do trabalho e coordenador do Sesmt (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) da Santa Casa de Piracicaba, César Aconcci, as normas para a prevenção de acidentes e proteção dos trabalhadores atende ao Plano Nacional de Valorização dos Trabalhadores, tornando obrigatórios os serviços de medicina e segurança do trabalho em determinadas condições, atualizando a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Também define a atuação da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) nas empresas.

“A Santa Casa de Piracicaba atua por intermédio do Sesmt para garantir aos trabalhadores que estas condições de trabalho sejam promovidas conforme a legislação vigente e proporcione um ambiente seguro e saudável para os trabalhadores da instituição”, disse Cesar. Segundo ele, só nos últimos anos, as ações proporcionaram melhorias nas áreas de prevenção e combate a incêndio, ergonomia, trabalho em altura e prevenção de acidentes com perfurocortantes.

Segundo Acconci, por meio do Sesmt, a Santa Casa realiza diversos treinamentos sobre os temas de segurança do trabalho, com a participação dos funcionários. “Participam desses treinamentos as equipes de apoio, enfermagem, administrativo, médicos e serviços terceirizados”, disse o engenheiro. Ele salienta, ainda, que a equipe de segurança do trabalho orienta os funcionários sobre a prevenção de acidentes e utilização dos equipamentos de proteção individual nos primeiros dias de trabalho e no decorrer dos anos, a fim de reduzir e eliminar os acidentes do trabalho”.

Aconcci ressalta que os cursos de segurança voltados às equipes dentro de um hospital são importantes tanto para a proteção dos trabalhadores quanto para a segurança dos pacientes e eficiência operacional da instituição. “Os cursos capacitam os profissionais a identificar, avaliar e controlar os riscos ocupacionais, prevenindo assim acidentes como quedas, cortes e exposições a substâncias químicas perigosas, além de doenças ocupacionais como distúrbios musculoesqueléticos e infecções”, explica o engenheiro.

Além disso, segundo Acconci, um ambiente de trabalho seguro e saudável permite que os profissionais de saúde desempenhem suas funções de maneira mais eficaz e eficiente, resultando em uma melhor qualidade de atendimento aos pacientes, pois os trabalhadores estão menos propensos a cometer erros e mais focados em suas tarefas. “Vale ressaltar aqui que é essencial o cumprimento de diversas normas e regulamentações de segurança do trabalho, já que os cursos de segurança ajudam as equipes se manterem atualizadas com as exigências legais, garantindo que o hospital esteja em conformidade com as normas da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), da Norma Regulamentadora 32 (NR-32) e outras regulamentações relevantes”.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima