Engenho Central – IHGP realiza a palestra ‘da sesmaria ao parque’

O Instituto Histórico e Geográfico realiza hoje (27) sua tradicional palestra mensal, no Engenho Central. Na ocasião, será debatido o tema “Engenho Central de Piracicaba: da sesmaria ao Parque. O evento ocorre às 10 horas no Armazém 14, com entrada gratuita.

A apresentação será do arquiteto e urbanista Marcelo Cachioni. Ele é especialista em patrimônio arquitetônico e mestre em urbanismo pela PUC Campinas, além de doutor em arquitetura e urbanismo e pós-doutor pela FAU USP. Cachioni atua no Departamento de Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Habitação e Gestão Territorial da Prefeitura Municipal de Piracicaba. É professor do curso de arquitetura e urbanismo do Centro Universitário Einstein de Limeira.

Com estas atividades, o IHGP busca resgatar a história de Piracicaba em eventos voltados para toda a sociedade piracicabana. A programação ocorrerá até novembro sempre na última semana do mês.

A história do Engenho Central é rica. Cachione, lembra que o local foi o sítio original da povoação de Piracicaba e tradicionalmente atuou como estaleiro de barcos. “Após a sua mudança para a margem direita em 1784, o local foi destinado à nova concessão de sesmaria para o capitão Francisco Franco da Rocha, onde decidiu montar um Engenho de Açúcar, o qual, após sua morte, foi passado à sua esposa, dona Maria Arruda e sucessivamente a demais proprietários”, diz.

Esta história e outras serão contadas neste evento.

 

Serviço – Palestra “Engenho Central de Piracicaba: da sesmaria ao Parque”, com Marcelo Chachioni. Hoje (27), às 10 horas, no anfiteatro do Armazém 14 do Engenho Central. Entrada gratuita. Reservas pelo what’s 97140-1872.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima