
A 11ª edição do Caipira Ágil, realizada no último sábado (20), contou com a participação de mais de 350 pessoas. O evento, realizado no campus da Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba (FUMEP), promoveu o intercâmbio de conhecimentos e experiências na área de Tecnologia da Informação (TI) entre estudantes, profissionais e empresas. O evento foi organizado pela Associação das Empresas de Tecnologia de Piracicaba e Região – ATEPI, DEVPIRA e FUMEP.
O diretor executivo da Fumep, prof. Renato de Albuquerque Ferreira, lembrou que a decisão de sediar o Caipira Ágil foi acertada porque gerou discussões de alto nível sobre a área de TI. “Nosso campus sempre estará aberto para encontros como estes que fortalecem o ecossistema educacional local e impulsionam a inovação na Região Metropolitana de Piracicaba”, frisou Ferreira.
A abertura do evento sobre “Produtos Digitais” foi realizada por Mariana Zaparolli, reconhecida no mercado por seu desempenho brilhante no Banco Itaú e PagSeguro, enquanto que o palestrante Ítalo Oliveira abordou o tema “O papel da Inteligência Artificial na evolução da agilidade”.
Aconteceram ainda vários momentos importantes, com Priscila Chagas tratando sobre o tema “Gestão de Stakeholder: como engajar pessoas para o sucesso do produto”, Erica Briones falando sobre “Product OPS é o novo modelo de Spotify” e Alcides Vieira Júnior desenvolvendo sua apresentação sobre o tema “Desvendando o poder do Fit for Purpose – ligando a sua estratégia aos clientes”.
A palestra de encerramento ocorreu com Raphael Donaire Albino, Celso Martins e Alisson Vale sobre o tema “Dynamic Flow” que tratou sobre planos de governança e fluxo de desenvolvimento de produtos digitais alinhados com o plano estratégico das organizações.