SindBan – Diretora chefia delegação de SP em conferência nacional

Letícia Françoso (de camiseta roxa), chefe da Delegação do Estado de São Paulo na Conferência de Brasília

A 5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência aconteceu entre os dias 14 a 17 de julho, em Brasília, e contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no encerramento. O tema central foi, o cenário atual e futuro na implementação dos direitos da pessoa com deficiência: construindo um Brasil mais inclusivo.

A conferência, que terminou na quarta-feira (17), contou com a presença de aproximadamente 1,2 mil participantes de todo o Brasil. Letícia Peres Françoso, diretora do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região (SindBan) e da Federação dos Bancários de SP e MS, representou bancários, bancárias e trabalhadores dos Instituto Intersindical de Piracicaba, e foi eleita chefe da Delegação do Estado de São Paulo na Conferência, Françoso é Presidente do Conselho Estadual da Pessoa Com Deficiência.

Letícia explica que, “as discussões abordaram trabalho, saúde, educação, lazer e outros temas relevantes para pessoas com deficiência (PCDs), promovendo um debate abrangente, a participação ativa da delegação, enfatiza o protagonismo nas conversas e o direito de expressarmos nossas demandas”, comemora Françoso.

O objetivo da Conferência é realizar um diagnóstico das demandas dos estados e desenvolver políticas inclusivas para garantir o acesso aos direitos em todo território nacional. A ampla mobilização entre a sociedade civil e os governos visa garantir a ampliação de políticas públicas para as pessoas com deficiência.

A 5ª Conferência debateu as propostas fundamentadas em amplo diálogo e participação social de pessoas com deficiência, suas famílias e comunidades em todo país, mapeando desafios, debatendo e decidindo prioridades para as políticas públicas.

PROPOSTAS – Na Plenária Final da Conferência foram aprovadas 90 propostas, com a aclamação da Carta de Brasília, documento que trará as recomendações a diversos órgãos da administração pública.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima