
As aventuras de Rosa, uma menina que viaja com o circo e sonha em voar, será neste domingo (21), às 16h, no Teatro Municipal Erotídes de Campos
Fechando a programação do mês de julho em Piracicaba, o Diversão em Cena apresenta ao público o espetáculo “Rosa Pequena, Vida de Circo”, que conta as aventuras de Rosa, uma menina que viaja com o circo e mora num trailer com sua amiga galinha chamada Judith. A montagem é da Companhia das Rosas, que utiliza técnicas de manipulação de bonecos e de sombras para contar a história de Rosa, uma boneca em tamanho real que sonha em voar. A peça é sem falas, dirigida por Bruno Rudolf. Promovido pela Fundação ArcelorMittal há 14 anos, o Diversão em Cena é o maior programa de formação de público de teatro infantil do país.
Além da Rosa, outros objetos ganham vida em cena, como a galinha e uma miniatura da Rosa. O espetáculo estreou no Sesc Bom Retiro, em 2019, e é fruto de uma longa pesquisa das fundadoras da companhia na construção de uma dramaturgia sem palavras que utiliza diversas linguagens expressivas, como o teatro de bonecos, o circo, o teatro de sombras e o teatro físico. A peça foi criada em 2017, resultado da parceria entre as artistas Erica Stoppel e Luara Bolandini, que buscavam investigar a relação entre a arte circense e o teatro de bonecos, e ao mesmo tempo dialogar com as crianças dando voz às questões relacionadas ao universo delas.
Acesso e formação de público – Para contribuir com a democratização do acesso à cultura, a Fundação ArcelorMittal atua com a formação de público e a formação de profissionais para atuarem na área cultural. Neste contexto, destaca-se o Diversão em Cena. Realizado em parceria com grupos e produtores culturais, que contam com patrocínio da ArcelorMittal e Belgo Arames por meio das Leis Federal, Estaduais e Municipais de Incentivo à Cultura, a iniciativa leva apresentações teatrais gratuitas ou a preços populares a teatros, escolas e praças públicas de todo o Brasil. Em 14 anos de programa, o Diversão em Cena já ultrapassou 3 mil espetáculos pelo país e alcançou um público de cerca de 1,3 milhão de pessoas.
Fundação ArcelorMittal – A Fundação ArcelorMittal é o núcleo de investimento e transformação social do Grupo ArcelorMittal, e sua estratégia principal se divide em três eixos de atuação: educação, cultura e esporte. Por meio de projetos e iniciativas nessas áreas, se propõe a transformar a vida de crianças e jovens de forma coletiva e participativa, compartilhando conhecimento e inovação, contribuindo para a inclusão e a formação de cidadãos para um futuro melhor.
Magenta Cultural – A Magenta é uma empresa que contribui para realização de projetos culturais nas suas mais diversas linguagens, oferecendo plano de gestão e produção aos realizadores. Desde o início de suas atividades no início de 2013, a empresa esteve presente em projetos de responsabilidade sociocultural, de marketing cultural, de acessibilidade, todos realizados com equipes multidisciplinares e processos colaborativos. A empresa é fruto da especialização de Maysa Lepique (gestora responsável) que ao longo de sua carreira como atriz sempre esteve envolvida no planejamento, gestão, administração financeira e produção de projetos teatrais.