
As equipes do Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA) – vinculado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde – vão realizar mais um Arrastão da Dengue no próximo sábado, dia 13, das 8h às 14h. A ação vai passar nos bairros Jardim Oriente, Serra Verde e Água Branca, com ponto de encontro na Igreja Católica do Serra Verde, na avenida Edne Rontani Bassetti.
No último sábado passado, as equipes do PMCA retiraram 4,22 toneladas de inservíveis em ação que passou pelos bairros Jardim Costa Rica, Belvedere, Minas Nova e Jardim Paraíso. O objetivo dos arrastões é o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana. A programação está sujeita a alterações.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica (VE), de 1 a 5 de julho, foram registradas 53.556 notificações para a dengue com 26.163 casos positivos e 11 óbitos. No mesmo período de 2023, foram 12.052 notificações, 2.859 casos confirmados e três óbitos. Em 2022, foram 5.833 notificações, 1.386 confirmações, e um óbito.
Para denunciar imóveis abandonados ou locais que tenham possíveis criadouros da dengue bastar registrar solicitação no SIP 156 e outras orientações no PMCA pelo telefone (19) 3427-3351.
VACINAÇÃO – Para ampliar a cobertura vacinal contra a dengue em crianças e adolescentes, com idade entre 10 e 14 anos, o Departamento de Imunização da SMS e rede de Atenção Básica, realizam no sábado, das 9h às 14h, ação especial de vacinação para este público-alvo em três Unidades Básicas de Saúde: UBSs Piracicamirim, Vila Rezende e Vila Sônia. Até dia 4, 1.040 jovens receberam a primeira dose do imunizante contra a dengue.
Em Piracicaba, a estimativa é de 24.897 jovens aptos para receber o imunizante contra a dengue. Para receber o imunizante é necessário apresentar documento de identificação com foto, Cartão Pira Cidadão ou Cartão Nacional do SUS.
É importante reforçar que a imunização também acontece em todas as unidades de saúde da cidade, de segunda a sexta-feira, nas UBSs das 8h às 15h (exceto UBS Paulista – antigo Crab) e USFs (Unidades de Saúde da Família), das 8h às 16h. A imunização é composta por duas doses, ou seja, uma agora e outra com um intervalo de três meses.