Piracicaba está em 16º lugar como melhor qualidade de vida no Brasil

Piracicaba é a 16ª melhor cidade do país em qualidade de vida_ a quarta entre cidades com mais de 400 mil habitantes

Índice de Progresso Social considerou todos os 5.570 municípios brasileiros e avaliou nível de oportunidades, bem-estar e necessidades humanas

 

 

Piracicaba foi classificada como a 16ª melhor cidade do Brasil em qualidade de vida, pelo Índice de Progresso Social (IPS). Considerando somente o estado de São Paulo, Piracicaba ficou em 11º e é a quarta melhor entre as cidades com mais de 400 mil habitantes, ficando atrás apenas das capitais Brasília (DF) e Goiânia (GO) e de Maringá (PR). Para o estudo, o IPS considerou os 5.570 municípios do país, avaliando variáveis agregadas em índice geral com nota de 0 a 100.

Para elaboração do estudo, foram considerados 53 indicadores, dentro de três dimensões (necessidades humanas básicas, fundamentos do bem-estar e oportunidades) e 12 componentes (nutrição e cuidados médicos básicos, água e saneamento, moradia, segurança pessoal, acesso ao conhecimento básico, acesso à informação e comunicação, saúde e bem-estar, qualidade do meio ambiente, direitos individuais, liberdades individuais e de escolha, inclusão social e acesso à educação superior).

NOTA — Piracicaba alcançou nota geral de 69,95, tendo destaque nos componentes acesso ao conhecimento básico, acesso à informação e comunicação, direitos individuais, liberdades individuais e de escolha e acesso à educação superior, que foram classificados como relativamente fortes. A cidade de Gavião Peixoto, também do estado de São Paulo, ficou em primeiro lugar, com nota geral de 74,49. A escolha dos indicadores buscou atender os princípios do IPS e as perguntas norteadoras dos componentes. Os critérios básicos foram: ser social ou ambiental; medir resultado; ter uma fonte confiável e pública (dados secundários); ser um dado recente (no máximo 5 anos); e ter disponibilidade para todos ou quase todos os territórios (>95% – 100%). O estudo completo pode ser conferido em: https://ipsbrasil.org.br/.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima