Unileste –  Prefeitura entrega vias pavimentadas em concreto

Ruas Antônio Borja Medina e Benedito de Andrade foram
beneficiadas com a pavimentação

A entrega foi feita na sede da Aedip (Associação das Empresas do Distrito Industrial Unileste), com a presença secretários, empresários e líderes de entidades

 

O prefeito Luciano Almeida realizou no dia 5, a entrega oficial da obra de pavimentação em concreto das ruas Antônio Borja Medina e Benedito de Andrade, no Distrito Industrial Unileste. Os serviços integram o pacote de recuperação do pavimento, que vai beneficiar 258 km de vias, sendo 40km de pavimento em concreto.
A entrega foi feita na sede da Aedip (Associação das Empresas do Distrito Industrial Unileste), com a presença do secretário municipal Carlos Beltrame (Semac), que representou a secretária Jane Franco de Oliveira, da Semuttran (Secretaria de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes); do secretário da Semdettur, Euclides Libardi; de Daniel Lucas Camargo, representante da Aedip; de Fernando Petrolina, diretor executivo do Simesp; de representantes do CIESP, vereadores e outras autoridades.
O prefeito Luciano Almeida lembrou aos presentes que a solenidade de entrega da etapa Unileste representa os 258 km de novo pavimento para o município, em andamento. “Escolhemos o Unileste porque é significativo. Foram anos de dificuldades, sem obras, e trouxemos para cá o pavimento em concreto, que significa inovação. Esse (o pavimento em concreto) é um projeto-piloto e referência nacional. O custo do concreto é 4% menos que o do asfalto e dura 20 anos. Pelos testes que estão sendo feitos na avenida Primeiro de Agosto, que recebeu o pavimento, a duração será de 35 anos. É um legado. Estamos no caminho certo”, disse o prefeito.
Daniel Lucas Camargo parabenizou o prefeito pela coragem. “É com grande alegria que reconhecemos sua contribuição inestimável para a organização do nosso Distrito. As ações de pavimentação em concreto elevaram nosso distrito para outro padrão. Proporcionou um ambiente para empresários e colaboradores de muito orgulho pela excelência da obra e pelos anos que vamos ter conforto na mobilidade. Nossa cidade teve impacto em todos os bairros, pois nunca viu nada parecido. Nossa luta para que fôssemos atendidos por algum prefeito tem mais de 30 anos, mas, finalmente, esse calvário chega ao fim, restando as transversais que, com certeza, em breve serão recapeadas. Obrigado por fazer jus a estas empresas que, arduamente, pagam seus impostos e geram empregos. Parabéns e muito obrigado pelo que tem feito pelo nosso distrito e por Piracicaba”, agradeceu.
A OBRA – A rua Antônio Borja Medina foi contemplada com novo pavimento no trecho que compreende da rua Phelipe Zaidan Maluf até a avenida Professor Benedito de Andrade, um total de aproximadamente 1,2 km de extensão.
Já na rua Benedito de Andrade, a pavimentação em concreto foi feita da rua Pheliphe Zaidan Maluf até a rotatória de acesso à rodovia Margarida da Graça Martins, resultando em cerca de 3,2 km de obras.
Também foram executadas nas duas vias a extensão da rede de drenagem de águas pluviais, com demarcação topográfica, escavação, assentamento dos tubos, construção ou manutenção de poço de visita e boca de lobo.
INOVAÇÃO – A utilização do pavimento de concreto em vias urbanas é uma tecnologia inovadora, que tem como uma das principais características a grande durabilidade – o que diminui o custo com a manutenção dos veículos e da própria malha asfáltica. Tem vida útil de cerca de 20 anos contra danos causados pelos impactos, por isso, é muito comum em vias com tráfego intenso de veículos, incluindo os pesados, como em rodovias e estradas vicinais.
Além disso, por não ter uma característica flexível, a capacidade de resistência à deformação do concreto é 10 vezes maior que o do asfalto, não deformando quando há aceleração ou frenagem de veículos, além de provas de cargas dos veículos.
Outro aspecto vantajoso do pavimento em concreto é a cor clara: reflete melhor a luz (por exemplo, de faróis de veículos), permitindo uma economia de 30 a 60% de energia elétrica na iluminação pública e na sinalização. O tom mais claro também dá melhor visibilidade aos motoristas, com até 30% a mais de reflexão de luz.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima