Revolução de 32 – Evento recorda os 92 anos do movimento constitucionalista

Monumento na Praça José Bonifácio homenageia os heróis da Revolução. Crédito: Arquivo

 

Iniciativa é do gabinete do vereador Pedro Kawai, com o Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba (IHGP), presidido pelo jornalista Edson Rontani Júnior

 

 

Os 92 anos da Revolução Constitucionalista serão lembrados nesta terça (9), feriado estadual, em solenidade a ser realizada diante do Monumento ao Soldado Constitucionalista na praça José Bonifácio.

A iniciativa é do gabinete do vereador Pedro Kawai em conjunto com o Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba (IHGP). Edson Rontani Júnior, presidente do Instituto, lembra que a data é importante para Piracicaba, sendo que, em 1932, 10% da população – composta por cerca de 28 mil habitantes – aderiu à causa constitucionalista. “Muitas famílias sentiram a ausência de seus membros em seus lares nos três meses do conflito social, que tirou a vida de mais de 13 piracicabanos, como Ennes de Silveira Mello, primeiro jovem da cidade que tombou no conflito armado contra as forças federais comandadas pelo presidente Getúlio Vargas”, diz.

A solenidade começa às 8h30 com execução de músicas por cerca de 70 membros da Banda União Operária, regida pelo maestro Jonatas Dionísio. A Banda marca presença pois foi ela quem animou os voluntários que partiram de Piracicaba em 16 de julho de 1932, acompanhando os 200 membros do Batalhão Piracicabano até a estação da Luz em São Paulo, além de ter desfilado com eles pela rua Boa Morte, da praça 7 de Setembro (hoje José Bonifácio) até a Estação da Paulista.

Em seguida serão realizados pronunciamentos pelo vereador Pedro Kawai, Edson Rontani Júnior (que abordará a participação dos piracicabanos), professor Vitor Vencovsky (da Academia Piracicabana de Letras, que falará sobre os escritores e seus envolvimentos com a batalha) e demais autoridades convidadas.

A solenidade será feita a céu aberto e toda a sociedade é convidada. Finalizando, será depositada uma coroa de flores gentilmente oferecida pelo Memorial – Planos Assistencial, Funeral e Cremações, que ficará no Monumento ao Soldado situado na praça. Em caso de chuva, conforme noticiam os sites de previsão, o evento ocorrerá no salão do Teatro São José.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima