Arte – Eipianopira abre a temporada 2024 nesta terça

Eipianopira acontece há 11 anos: elevado padrão técnico. Crédito: Divulgação

 

Para professores e alunos, o encontro internacional representa muita troca de conhecimento e aprendizado sobre técnicas e conceitos que contribuem para o aprimoramento

 

Para o público que aprecia a grande arte, começa hoje (9) o XI Encontro Internacional de Pianista e Professores de Piano de Piracicaba (Eipianopira). Evento único no mundo, que mescla conferências e festival, chega, portanto, aos seus 11 anos de existência. São recitais de elevado padrão técnico, com professores internacionais que interpretam compositores consagrados do universo pianístico. O evento se encerra no dia 16 de julho.

Para professores e alunos, o encontro internacional representa muita troca de conhecimento e aprendizado sobre técnicas e conceitos que contribuem para o aprimoramento da arte de tocar piano e de ensinar o instrumento. Além dos recitais abertos ao público, portanto, serão realizadas palestras, masterclasses, workshops, mesas redondas, etc.

Este ano, participam do Eipianopira 15 professores. Todos eles estarão de alguma forma oferecendo oportunidade para atualizações de estratégias para o domínio pleno do instrumento. São eles: Arnaldo Cohen, professor de piano da Indiana University; Allison Brewster Franzetti, pianista; Gisele Pires Mota, da universidade de Brasília; Gulimina Mahamuti, professor da Bowdoin College; João Paulo Casarotti. diretor artístico e pedagógico da Glendale  Community College; Leslie Spotz, pianista; Michael Rector, professor da University of Wisconsin-Green Bay; William Chapman Nyaho, da Faculty Nyaho Piano Studio; Cristina Capparelli Gerling, professora titular de piano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Eder Giaretta, professor de piano criativo; Karina Maucha Cohen, da Indiana University; Michael Gurt, professor de Piano da Louisiana State University; Sheila Paige, diretora executiva da Keyboard Wellness Seminar, e Sylvia Hong, da University de Wisconsin-Green Bay.

Os destaques deste evento vão para o conceituado pianista brasileiro, Arnaldo Cohen, professor da Indiana University, e Sheila Paige, especialista em bem-estar do músico, que salvou muitos artistas internacionais com lesões que poderiam ter comprometido suas carreiras. Participam também alunos da Colômbia e EUA, vários professores colaborativos, que buscam ampliar seus conhecimentos sobre a pedagogia para o instrumento, além de alunos brasileiros, vindos de diversas regiões do país.

João Paulo Casarotti

O Eipianopira é fruto de uma proposta ousada do professor piracicabano João Paulo Casarotti. Ele iniciou seus estudos na Escola de Música de Piracicaba (Empem), graduou-se pela Universidade de São Paulo (USP) e encontrou nos EUA espaço para se desenvolver academicamente (mestrado e doutorado) e profissionalmente suas habilidades como professor de piano. Casarotti considerava uma lacuna imensa para a cidade não estabelecer intercâmbio musical de forma sistematizada com outros centros de excelência pianística do mundo.

Assim ele criou o evento, que já nasceu com o apoio de grandes professores internacionais, como dos americanos Leslie Spotz e Michael Gurt, entre outros, além da adesão imediata de vários professores brasileiros. Aos poucos, o Eipianopira foi ganhando força e envolvendo doutores da arte de outros continentes. O destaque para esta edição é a presença do professor Arnaldo Cohen, da Indiana University.

O Encontro Internacional de Pianistas e Professores de Piano de Piracicaba foi idealizado para reunir pianistas e pedagogos de renome internacional para o intercâmbio artístico e pedagógico. Sua concepção é para imersão de férias destinada a estudantes de piano de todos os níveis e faixas etárias, além de professores e pianistas. Depois do sucesso das versões online de 2020 e 2021, onde mais de 70.000 pessoas tiveram acesso ao nosso conteúdo através do Zoom, Facebook e Youtube, estaremos oferecendo esse ano o evento de forma híbrida (presencial + online).

 

Depoimentos – Alunos reconhecem o evento

“Tenho muito carinho pelo Eipianopira. Me ajudou a construir uma rede de contatos e me preparou para poder estar onde estou, estudando e trabalhando com bolsa nos Estados Unidos. Nem todo ano tenho oportunidade de ir, mas já estou inscrito para participar esse ano”, diz o aluno Pedro Brack.

O potencial do evento para projetar alunos no mercado acadêmico e de produção artístico é também compartilhado por Glória Raimondi. “Participar de edições anteriores do Eipianopira foi fundamental para minha preparação para o mestrado que fiz nos Estados Unidos. Lá eu pude entender como funcionava a cena pianística nas universidades americanas ao conversar e ser aconselhada por professores de lá.”

O estudante Alan Tunucci fala também sobre a importância do evento em sua formação e a riqueza de aprendizado que é estar no convívio com pessoas envolvidas de coração e alma no que fazem: “Participar do encontro sempre foi uma experiência enriquecedora. Em toda edição há um excelente time de professores, e todas as aulas e atividades ensinam muito. São dias totalmente imersos no universo do piano, com aprendizados que ecoam por anos. A convivência com outros músicos também é bastante rica e abre diversas oportunidades no âmbito profissional.”

 

A programação artística, que começa nesta terça

9 de julho

19h30 – Recital de Abertura: DUO MUNDO, GEORGE & GULI (George Lopez & Gulimina Mahamuti)

 

10 de julho

19h30 – Recital de Leslie Spotz

 

11 de julho:

11 horas – Recital de Allison Franzetti

13 horas – Recital dos Participantes I

 

19h30 – Recital de Michael Rector & Silvia Hong

 

12 de julho

19h30 – Recital de Homenagem a Ernst Mahle- Piano 4 Mãos

 

13 de julho

11 horas – Recital de Allison Franzetti & Eder Giaretta

13 horas – Recital dos Participantes 2

19h30 – Recital de Michael Gurt

 

14 de julho

11 horas – Recital de Cristina Capparelli

19h30 – Recital de Gisele Pires Mota & convidados

 

15 de julho

19h30 – Recital de Encerramento do XI Eipianopira, no Teatro Erotides de Campos

 

LOCAIS — Os recitais do dia 9 a 14/7 serão no teatro Dr. Losso Netto. O do dia 15/7, no teatro Eroides de Campos, do Engenho Central. As atividades da manhã e da tarde srão no auditório do Liberty dos Frades, na Avenida Independência, 724. As masterclasses estão divididas entre Liberty dos Frades e o teatro Dr. Losso Neto. Mais informações: www.eipianopira.com e pelo WhatsApp 19 98171-0291.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima