Política – MDB Mulher reúne mais de 100 mulheres  na cidade

MDB tem compromisso em destacar o trabalho feminino na política brasileira
André Augusti e Caroline Sturion, durante evento no Sindicato dos Municipais

 

O presidente do diretório municipal do MDB, o empresário André Augusti, relembrou a trajetória do partido durante o processo de democratização do país

 

 

O núcleo de mulheres do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) de Piracicaba realizou na última quinta-feira, 4, a cerimônia de posse da nova presidente, a professora Caroline Sturion. O evento, que aconteceu na sede do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Piracicaba e Região, contou com a participação de mais 100 mulheres e de lideranças locais.

O presidente do diretório municipal do MDB, o empresário André Augusti, relembrou a trajetória do partido durante o processo de democratização do país. “Pouca gente conhece a história ‘emedebista’ no Brasil e a sua participação na Constituição de 1988. Por causa de líderes como o deputado Ulysses Guimarães, entre outros, hoje nós temos o direito ao voto, e assim aumenta a nossa responsabilidade nos processos eleitorais, já que, a prerrogativa é da população em escolher os nossos governantes e cobra-los durante o tempo de seus mandatos”, ressaltou.

Durante o discurso, a presidente empossada do MDB Mulher firmou o compromisso em fazer com que o gênero feminino se destaque na militância municipal, despertando assim o interesse pela politização das mulheres. Caroline salientou ainda sobre os anos em que a sociedade se impôs como machista e patriarcal, deixando com que as mulheres estivessem cada vez mais à margem do cenário político brasileiro. “Demorou muitos anos para sairmos daquele papel de dona de casa, a do lar, para ocupar cargos importantes, primeiramente no setor público, e posteriormente mostrarmos o nosso devido valor na iniciativa privada”, completou.

Caroline Sturion é casada com o empresário e jornalista Tony Costa e mãe da advogada Beatriz Limongi, de 22 anos e da estudante Maria Eduarda Sturion, de 17. Sua trajetória profissional se iniciou aos 18 anos de idade, quando entrou na faculdade, passando a lecionar em colégios públicos e, anos depois, em escolas particulares. Ela é formada no curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa, pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), em pedagogia pela Faculdade Anhanguera e pós graduada em Ensino à Distância, também pela Faculdade Anhanguera.

MDB MULHER — No início da década de 1970, o MDB Mulher teve grande influência na vida política do partido. Com o slogan “Mulheres diferentes, mas não desiguais”, foram mulheres como Terezinha Zerbini, Ruth Escobar, Anita Pires, Lucy Montoro que defenderam a igualdade entre os sexos e a maior participação das mulheres na política.

O trabalho desenvolvido ao longo deste meio século, fez com que o MDB elegesse o maior número de mulheres nas últimas eleições municipais, sendo 107 prefeitas, 102 vice-prefeitas e 1278 vereadoras.

O objetivo do núcleo é estimular o público feminino a se envolver com a política e assim, continuar fazendo história, a partir do ambiente inserido, firmando a responsabilidade em participar dos processos de construção para o desenvolvimento social.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima