Medalha – Bombeiros recebem homenagem ‘por bravura e heroísmo’

Vereadores Laércio Trevisan Jr. e Gilmar Rotta ressaltaram importância da corporação para a segurança pública.CRÉDITO: Guilherme Leite

A Medalha Bombeiro do Ano “Subtenente PM Jacinto Roberto Penedo” é entregue anualmente aos soldados do Corpo de Bombeiros que se destacam por atos de heroísmo e bravura. Indicados pelo comando dos postos do Corpo de Bombeiros, 10 oficiais da corporação receberam a honraria nesta quarta-feira (3), em uma reunião solene de iniciativa dos vereadores Laércio Trevisan Jr. (PL) e Gilmar Rotta (PDT), conforme os decretos legislativos 3/1998 e 33/2022.

O vereador Laércio Trevisan Jr. relembrou a história do Corpo de Bombeiros de Piracicaba, fundado em 1956 e originado na Força Pública, e destacou a importância da segurança pública em Piracicaba desde os tempos antigos.

O parlamentar parabenizou todos os homenageados, reconhecendo a profissão, o compromisso, a disciplina e a coragem necessária para a profissão de bombeiro.

“Essa condecoração de hoje é uma homenagem, é um momento único, é um momento de história, não só para vocês, mas também para os familiares e amigos presentes”, declarou.

O vereador Gilmar Rotta ressaltou que o evento de homenagem ao Corpo de Bombeiros na Câmara ocorre há 36 anos, desde 1988. Ele citou a fala de um dos convidados sobre o fato de ser bombeiro ser uma dádiva, estando na linha frágil que divide a vida e a morte, tanto para os socorridos quanto para os socorristas.

“Sair de casa pela manhã, não saber a hora que volta, quando vai voltar, e a dor no coração que fica, mas pode ter certeza. O orgulho que sinto, o nosso orgulho, não é maior que o orgulho dos seus familiares. Obrigado por vocês existirem, obrigado por vocês agirem de uma forma tão brilhante, de um jeito tão amigo, enfrentando a morte para salvar a gente”, elogiou.

Em 2024, foram homenageados: Capitão PM Fábio Henrique Giovanni; 1º Tenente PM Marcos Aurélio Piazentin; 1º Sargento PM Valdinei Luciano Augusto; 2º Sargento PM Flavio Iuri Bonachera Rocha; Cabo PM Jorge Aparecido Francisco Ribeiro; Cabo PM Fabiano Packer; Cabo PM Deborah Da Silva Meireles Stamato; Cabo PM João Batista De Araújo Neto; Soldado PM Danilo Pires Fogaça Bicalho e Soldado PM Saulo Melo Boschetti.

O Capitão PM Fábio Henrique Giovanni, que falou em nome dos homenageados, reconheceu a importância das famílias dos bombeiros, afirmando que o apoio familiar é fundamental. Ele destacou que ser bombeiro é uma profissão que exige habilidade, técnica, raciocínio e emoção, além de vocação.

O homenageado ainda mencionou que, apesar do baixo efetivo, os bombeiros continuam a desempenhar suas funções com excelência, muitas vezes fazendo o trabalho de vários com poucos recursos. “Eu só tenho a agradecer a todos pela propositura, familiares pelo apoio, bombeiros pelo trabalho desenvolvido e conte conosco sempre”.

Na solenidade, estavam presentes amigos e familiares dos homenageados e membros da corporação. A mesa de honra foi composta pelo vereador Laércio Trevisan Júnior, presidente dos trabalhos da noite; o vereador Gilmar Rotta, coautor do requerimento para a realização da solenidade; o subcomandante interino Capitão Humphreys, representando o comandante do 16º grupo de bombeiros, Major PM Maxwell Isidoro da Silva; o Major Miller Crepaldi, representando o comandante do CPI-9, Coronel Rodrigo Arena; a assessora parlamentar Joice Cerri, representando o deputado federal Paulo Bilynskyj (PL); e o deputado estadual Alex de Madureira (PL), representante na Assembleia Legislativa Paulista.

Os convidados destacaram a importância do reconhecimento e do apoio familiar para os bombeiros, ressaltando que, sem o apoio dos familiares, eles não poderiam desempenhar suas funções com excelência. Também ressaltaram o sacrifício envolvido na profissão, em que frequentemente arriscam suas vidas para salvar outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima