Escola – Jerônymo Gallo encerra o semestre com festa julina

Professores de projeto de vida promoveram atividades de integração. CRÉDITO: Heloísa de Sousa

Com a participação de alunos, professores, funcionários e gestores, a festa julina, realizada no dia 5, marcou o encerramento do semestre letivo na Escola Estadual Monsenhor Jerônymo Gallo. A unidade atende 413 estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio.

De acordo com o diretor, Marcelo Medice Grossi, o evento foi uma forma de celebrar as conquistas alcançadas no primeiro semestre na unidade escolar, que este ano passou a oferecer o Ensino Técnico em Administração. “Neste semestre, o grande desafio foi a utilização das plataformas para a realização das atividades, porém contamos com uma equipe de professores competentes e comprometidos quanto ao engajamento dos alunos, visando sempre uma aprendizagem significativa. Fechamos o semestre de forma positiva, com melhoria nos nossos índices, com intuito e ações para melhorar ainda mais no segundo semestre”, declarou.

Para motivar os alunos, durante o período, além das aulas convencionais, foram promovidas atividades extraclasse, como palestras, visitas técnicas e exposições. Em março, foi realizado Sarau em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. No início de abril, alunos do 6º ano do Ensino Fundamental participaram de uma roda de leitura na biblioteca da escola e exposição de livros em homenagem a Ziraldo. A dinâmica foi idealizada para homenagear o escritor, que faleceu no mesmo mês. No final do primeiro bimestre, foi entregue medalha aos alunos de cada série que se destacaram no período.

Em maio, foi realizada na escola a Semana de Combate ao Preconceito e Valorização da Diversidade. Palestrantes abordaram temáticas importantes na sociedade, como o combate ao racismo, a participação das mulheres na política e na arte e o skate como identidade. Em parceria com o Conepir (Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Piracicaba), no dia 13 de maio, a professora doutora Tânia Mara da Silva, secretária de Educação de Santa Bárbara D’Oeste, proferiu palestra sobre a abolição da escravidão e o debate atual sobre as relações étnico-raciais na sociedade brasileira, pela ótica do povo negro.

No mesmo mês, no projeto Um Olhar para o Futuro, alunos da 3ª série do Ensino Médio participaram de visita técnica à Esalq-USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz). Tiveram a oportunidade de conhecer o ambiente acadêmico, conversar com universitários, e, desta forma, foram estimulados a se dedicar aos estudos, prestar vestibular, buscar um futuro educacional e profissional.

Em junho, professores e estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental e 2ª série do Ensino Médio – Técnico em Administração organizaram exposição sobre a história do café e da cana-de-açúcar. Com sala temática, a mostra ficou aberta à visitação interna e para alunos da Escola Estadual Professor José Romão.

Os estudantes da 2ª série do Ensino Médio – Técnico em Administração também fizeram a primeira visita técnica, ao Centro Administrativo da Unimed Piracicaba. Observaram as possibilidades de atuação de um profissional de administração de empresas no setor de prestação de serviços e viram, na prática, conceitos estudados em sala de aula.

No mesmo mês, a Cia do Abração de Teatro, de Curitiba, apresentou, no palco da escola, o espetáculo “Estórias Brincantes de Muitas Mainhas”. O grupo trouxe aos alunos alguns contos da literatura nacional. Para encerrar o mês em grande estilo, alunos da escola receberam medalhas de bronze, prata e ouro na Omasp (Olimpíada de Matemática do Estado de São Paulo). A entrega foi feita no dia 29 de junho.

O semestre ainda contou com o desenvolvimento de projetos pedagógicos no entorno da escola, com visitas ao Engenho Central, Museu da Água, Aquário Municipal, Pinacoteca e Biblioteca Municipal, além da participação de estudantes na apresentação da peça Partir, de Romualdo Sarcedo, com a interpretação de poemas de Fernando Pessoa.

Os professores de projeto de vida promoveram atividades de integração, como piqueniques, para estimular a boa convivência e a partilha entre os alunos. O grêmio organizou intervalo interativo, com música e jogos internos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima