Para os 12,9 Candidatos a prefeito de Piracicaba            

Walter Naime

Tudo o que existe ou vai existir nasce de uma ideia. É hora de pensarmos em túneis e elevados para Piracicaba.

Piracicaba foi projetada com um sistema viário quadriculado, adequado para o trânsito de carroças de tração animal e outros veículos menores. Suas vias foram pavimentadas com pedras, proporcionando uma estrutura robusta. A cidade teve o privilégio de possuir vias amplas, substituindo as estreitas, o que facilitou o escoamento das águas.

Com o crescimento, a cidade evoluiu e hoje enfrenta novos desafios. Piracicaba, com aproximadamente 400.000 habitantes, possui uma frota de veículos que praticamente corresponde a um por habitante. Esse aumento significativo de veículos esgota a capacidade da malha viária.

O transporte coletivo surge como a solução mais eficaz para a locomoção dos cidadãos. No entanto, os veículos motorizados, ao se multiplicarem nas ruas e avenidas já saturadas gera o conflito entre a máquina e o homem exigindo análises aprofundadas.

Historicamente, o carro se tornou uma extensão do ser humano, um elemento indispensável para a locomoção. Com o avanço da tecnologia, espera-se que os veículos se transformem em escritórios móveis, proporcionando novas formas de trabalho remoto e ampliando ainda mais sua importância em nossas vidas.

A infraestrutura viária de Piracicaba, planejada em épocas passadas, precisa urgentemente de atualização para enfrentar os desafios contemporâneos. O aumento do número de veículos exige soluções inovadoras, como a construção de elevados e túneis. Essas estruturas ajudarão a descongestionar a superfície viária e a melhorar a mobilidade.

Piracicaba, uma cidade rica em história e cultura, tem se destacado pela sua arquitetura e urbanização. Além disso, Piracicaba é conhecida por suas áreas verdes e pelo rio que leva seu nome, que são marcos importantes para a identidade urbana.

É fundamental que o planejamento contemple a preservação desses patrimônios enquanto se adapta às novas demandas de mobilidade. A criação de túneis e elevados deve ser pensada de forma integrada com o ambiente, preservando a estética da cidade e garantindo que os pedestres e ciclistas tenham espaços seguros e acessíveis.

Além de elevados e túneis, é necessário investir em soluções de mobilidade sustentável. Sistemas de transporte coletivo eficientes, como corredores de ônibus (BRT) e a expansão de ciclovias, podem reduzir significativamente o número de carros nas ruas. Incentivar o uso de bicicletas e patinetes elétricos, com a criação de estações de aluguel, pode complementar a malha de transporte público.

Essas medidas precisam ser acompanhadas pela promoção de veículos elétricos, com a instalação de estações de recarga em pontos estratégicos da cidade.

O planejamento de Piracicaba deve priorizar a integração com o meio ambiente. A criação de parques lineares ao longo dos rios e a recuperação de áreas degradadas podem transformar a cidade em um exemplo de sustentabilidade.

É fundamental que os novos projetos de infraestrutura considerem os impactos ambientais. Túneis e elevados devem ser planejados de forma a minimizar a destruição de áreas verdes e a interrupção de habitats naturais. O uso de materiais sustentáveis e tecnologias de construção ecologicamente corretas deve ser uma prioridade.

Chegou a hora de começar a planejar essas obras de infraestrutura. Não podemos esperar até que os problemas se tornem insustentáveis. É o momento de agir, para que Piracicaba continue a crescer de maneira harmoniosa, preservando e melhorando a qualidade de vida de seus habitantes.

O começo de angu é mingau. É hora de começar porque senão o mingau que ainda está ralo vai engrossar e dificultará as soluções. Mãos à obra, candidatos à Prefeitura de Piracicaba!

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Walter Naime, arquiteto-urbanista, empresário

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